taxa de conversão

Como a logística e o frete impactam diretamente na taxa de conversão

Um dos fatores mais importantes para o varejo online é a taxa de conversão de vendas. Aumentar esse índice, além de ser um grande desafio, é uma das principais buscas dos lojistas. Isso porque, a taxa de conversão está diretamente ligada ao faturamento do negócio. E os resultados dessa métrica podem ser otimizados a partir da atuação de diferentes áreas.

A logística, por exemplo, quando trabalhada de forma adequada, pode impactar positivamente nesses números.

E quem é que não quer ter mais conversões de vendas, investindo cada vez menos?

Se este também é o seu intuito, confira neste texto como transformar o tráfego no site em vendas efetivas. 

O que é e qual a importância da taxa de conversão

A taxa de conversão é o número resultante da quantidade de compras efetuadas em comparação com o volume de visitas ao e-commerce da empresa.

Essa porcentagem serve para mostrar se o negócio está com as vendas dentro, abaixo ou acima da média.

Desta forma, ter esse conhecimento é importante para pensar em estratégias a fim de melhorar as vendas do negócio.

Para se ter uma ideia, em 2018, a média da taxa de conversão das lojas online no Brasil era de 1,4%, segundo o E-commerce Radar. Enquanto que de acordo com estudos como a Experian Hitwise, o índice brasileiro é de 1,65%.

Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, países que apresentam as melhores taxas de conversão chegam a ter uma média de 4,45%, como na Inglaterra, e de 3%, como nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, aliás, é onde as marcas atingem os números mais impressionantes de taxas de conversão de vendas no e-commerce.

A Schwan’s, companhia de comida congelada, já apresentou uma taxa de conversão de 40,6% em sua loja online, segundo dados de 2010, da Nielsen Company. A fama da empresa e a sua história de quase 70 anos no mercado americano pode ser uma das explicações do sucesso.

Outro e-commerce que obtém excelentes resultados é a loja de roupas femininas plus size, Woman Within. A taxa média de conversão deste varejo de moda norte-americano é de 25,3%.

Esses dados servem como inspiração a fim de focar os esforços em metas ambiciosas. Contudo, sabe-se que os resultados não acontecem do dia para a noite. E para isso ocorrer, é preciso ter muita dedicação e estratégia.

Cálculo da taxa de conversão

Para descobrir qual é a taxa de conversão de vendas da sua empresa é preciso ter duas informações básicas, mas imprescindíveis:

  • Número de visitantes da loja em determinado período
  • Quantidade de vendas efetuadas no mesmo período

Com esses dados, basta fazer o cálculo do total de venda dividido pela quantidade de visitas. O resultado da divisão deve ser multiplicado por 100 para obter a taxa de conversão.

Confira o exemplo de um site que recebe 20 mil visitas por mês e realiza 300 vendas.

300 / 20.000 =  0,015 x 100 = 1,5%

Ou seja, a taxa de conversão desta loja online é de 1,5%.

No entanto, é importante destacar que apesar de termos citado a média brasileira e também mostrado exemplos de empresas que obtiveram excelentes índices de taxa de conversão, tais números não devem impactar no seu negócio.

O que realmente deve ser observado na sua empresa é se as taxas de conversão melhoram a cada mês. Ou seja, o seu parâmetro deve ser a sua média dos meses anteriores, e não de outras empresas. 

Os impactos da gestão logística

Ser uma marca conhecida, oferecer produtos de qualidade e ter bons preços pode parecer a tríade perfeita para alcançar uma boa taxa de conversão de vendas. Contudo, isso não basta.

Diante da concorrência do mercado, atualmente, os consumidores estão mais exigentes e valorizam uma experiência de compra positiva, que vai desde os mecanismos de buscas do produto no e-commerce, até a chegada da mercadoria em sua casa.

E a logística pode ser o ponto crucial para tornar a compra totalmente satisfatória ou estragar toda a jornada do cliente promovendo uma experiência ruim, justamente no momento mais esperado pelo consumidor.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 88,6% das lojas virtuais dependiam dos Correios para a entrega de suas mercadorias vendidas em 2019. 

Na mesma pesquisa, 30,9% dos lojistas consideram os serviços dos Correios péssimos ou ruins.

Para eles, os principais problemas enfrentados são os seguintes:

  • Preços abusivos
  • Atraso nas entregas
  • Demora nas tratativas
  • Descaso
  • Má qualidade no atendimento
  • Extravios
  • Sistemas fora do ar
  • Não pagar por mercadorias extraviadas
  • Filas nas agências
  • Furtos

O papel da logística

Com as informações acima, fica claro o porquê tem aumentado a procura de lojistas por transportadoras particulares e empresas especializadas em gestão logística.

Empresas de inteligência logística e operacional podem proporcionar excelentes resultados na taxa de conversão de vendas, uma vez que realizam o trabalho de forma mais eficiente e econômica.

Entregar a mercadoria dentro do prazo e de forma com que o produto esteja intacto, ter um bom atendimento e ainda oferecer a possibilidade de tracking – o rastreio da mercadoria –, são apenas algumas das vantagens de empresas de logística que agradam os consumidores. 

Além delas, podemos citar a economia. Isso porque, diferentemente do principal problema enfrentado por lojas que dependem dos Correios, lojistas que fazem parcerias com empresas especializadas em logística conseguem preços diferenciados no mercado, repassando esses valores mais econômicos para os consumidores.

Portanto, o resultado dessa parceria afeta positivamente os clientes e, consequentemente, a taxa de conversão de vendas.

Diminuição do abandono de carrinho

O abandono de carrinho nas lojas virtuais é uma das principais questões enfrentadas por lojistas.  

O maior causador da desistência da compra nesta fase, quando a mercadoria já foi selecionada e está no carrinho, é a taxa de entrega.

Os custos extras altos, como o frete, por exemplo, é o motivo mais citado quando o assunto é abandono de carrinho, segundo pesquisa da Moosend, de dezembro de 2020.

Para diminuir a desistência da compra após o cliente inserir o CEP e verificar o preço do frete, lojistas podem utilizar serviços de logística inteligente, como o ship from store, por exemplo. 

Com estratégia e experiência, empresas especializadas conseguem oferecer melhores preços, evitando assim, o abandono de carrinho.  

Outros influenciadores na taxa de conversão

Assim como os serviços de logística estratégica podem ajudar no aumento da taxa de conversão de vendas, outras ações também auxiliam no desempenho desse índice.

De acordo com o Sebrae, há algumas medidas que são eficazes na busca por esse objetivo.

  1. Conhecer o cliente: saber como os consumidores encontram a loja, o que eles procuram e porque não efetuam uma compra é essencial para definir quais os produtos ofertar, que tipo de promoções e fazer e até onde divulgar.
  2. Usar e-mail marketing: utilizar uma lista qualificada de e-mails e provocar o engajamento desses destinatários pode ser extremamente vantajoso para as vendas.
  3. Ter um bom site: de nada adianta ter bons produtos, preços competitivos e o melhor frete se o site não funciona corretamente. Páginas que demoram para carregar, layout pouco atrativo, ferramentas que não funcionam e até descrições incompletas dos produtos dificultam o bom desempenho das taxas de conversão.
  4. Possibilitar wish list: a lista de desejo ajuda o cliente a resgatar um produto que ele já havia se interessado anteriormente. Nesta nova visita ao site, ao encontrar o item mais facilmente, a possibilidade de compra é maior.
  5. Dar assistência no pós-venda: realizar pesquisas de satisfação ou até mesmo responder prontamente qualquer dúvida ou reclamação, aproxima o consumidor da marca e melhora a experiência do cliente, fazendo com que a loja seja lembrada na próxima compra.

O investimento em soluções logísticas aliado às ações citadas acima podem auxiliar no aumento da taxa de conversão de vendas. Isso acontece porque além de fretes mais baratos, a gestão logística pode aprimorar os serviços de entrega, evitando erros no gerenciamento dos envios.

Além disso, o aprimoramento no site da empresa e no atendimento ao cliente, desde o primeiro acesso até o momento do pós-venda aprimoram a relação da marca com o consumidor.

Conheça a +Envios

Se a sua empresa quer oferecer um diferencial logístico para seus clientes, conheça os serviços da +Envios.  Somos uma empresa com atendimento humanizado. Trabalhamos para compreender a rotina das empresas para que possamos indicar o serviço mais adequado de acordo com a dor de cada companhia.

Por isso, fazemos parte de um grupo de empresas com diferentes serviços especializados em gestão logística. 

Entre em contato conosco para saber mais sobre como a logística e o frete podem impactar na taxa de conversão da empresa. 

Lembre-se também de fazer o download gratuito do infográfico com dicas para reduzir os custos com logística de lojas físicas e virtuais.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

CADASTRE-SE
PARA RECEBER
MAIS INFORMAÇÕES

Scroll Up

Fale conosco