ship from store

O que é ship from store: conheça a solução de logística para vendas online e físicas

Otimizar entregas, com certeza, está entre os principais desejos de qualquer varejista. Um bom sistema garante muito mais do que economia de tempo e dinheiro, pois também melhora a relação do cliente com sua marca. Para aprimorar esse processo, um novo formato vem ganhando força e merece atenção: o ship from store. Mas afinal, o que é isso?

O ship from store coloca a atenção em um elemento-chave do processo de compra: uma entrega mais eficaz e rápida, o que melhora a satisfação do cliente. E, a partir disso, consegue trazer inúmeros benefícios para o varejo, como rapidez, redução de custos e muito mais.

Entenda melhor o que é ship from store e porque aplicá-lo em seu negócio!

O que é ship from store

Ship from store é um conceito que busca integrar lojas físicas e virtuais ao utilizar estoques integrados entre as lojas. Com o sistema, cada loja se torna um ponto de distribuição.

Assim, o cliente tem a possibilidade de comprar algo online e receber em casa com a mercadoria saindo de um local mais próximo, o que diminui o tempo de espera. Ou, se preferir, também pode retirá-lo nessa loja perto de sua casa.

Esse detalhe é importante: o ponto de distribuição ser a loja mais próxima para o cliente é o que ajuda no aumento da satisfação do cliente, que consegue adquirir seu produto de forma rápida e eficaz, recebendo o produto mais rapidamente. 

Ou seja, o ship from store dá a possibilidade do cliente ter em mãos o pedido desejado sem ter que esperar que saia de um centro de distribuição distante e demore dias para chegar em sua residência – o que não agrada a ninguém!

Por isso, o ship from store é muito mais do que um sistema de logística, sendo também uma forma de atendimento diferenciado para o varejo. Isso porque pode ser visto como uma maneira de melhorar a satisfação do cliente e trazer inúmeros outros pontos positivos.

Também está muito relacionado com a experiência omnichannel. Ou seja, quando o cliente consegue interagir com a loja física, online e outros canais de venda de forma integrada.

Como funciona o ship from store

Imagine a seguinte situação: uma pessoa trabalha o dia todo fora e não tem tempo de ir até uma loja física escolher aquele eletrodoméstico que tanto deseja. Por isso, resolve comprar online, mas nota que o prazo de entrega é de mais de uma semana!

Mas ele sabe que há uma loja da marca há alguns quarteirões da casa dele. Por qual motivo, então, toda essa demora?

É aí que se entende, de fato, o que é ship from store e seu potencial. Ao realizar o pedido, o produto sairá do estoque dessa loja perto da casa do cliente. Isso reduz muito o prazo de entrega!

Mas como é possível fazer isso? Alguns pontos que merecem atenção antes de implementar o ship from store:

Espaço físico adequado

É preciso avaliar se as lojas têm espaço para estoque. Use as informações que já tem dos seus principais clientes para saber em quais regiões eles estão e veja se as lojas nessas localidades suportam esse tipo de serviço.

Logística reversa

As vendas online sempre têm uma taxa de devolução. Por isso, também prepare sua loja para receber trocas e devoluções nas lojas físicas, reduzindo custos e melhorando a experiência do usuário.

Separação e entrega rápida

Avalie se sua equipe está capacitada para realizar esses processos de forma ágil e certeira. Veja se a organização do estoque é eficaz e se os funcionários disponíveis conseguem atender à demanda;

Atendimento de qualidade

Um dos pontos mais importantes de qualquer varejo, é preciso investir em capacitação para um atendimento de qualidade, seja para retirada na loja, contato com o cliente ou logística reversa.

Rapidez na entrega

Esse é o diferencial do ship from store. Por isso, avalie se o sistema realmente vai conseguir atender às demandas de forma rápida e com qualidade, possibilitando que o cliente, de fato, consiga sua mercadoria intacta e de forma rápida.

Vale lembrar que muitas empresas especializadas em logística oferecem sistemas que contribuem com a implementação do sistema de ship from store, otimizando muito o trabalho da equipe interna.

Benefícios do ship from store

Agora que você já sabe o que é ship from store e como ele funciona, é hora de entender quais os benefícios que o sistema traz para o varejo. O potencial vai desde a economia de tempo e dinheiro até uma marca mais fortalecida.

Redução de custos

Com estoques mais próximos do seu consumidor, os custos de envio também são reduzidos. Isso porque é mais fácil, rápido e barato enviar um produto por uma curta distância, trazendo economia não apenas de dinheiro, mas também de tempo e de trabalho.

Em larga escala, isso significa um trabalho mais otimizado e com mais possibilidade de atender mais demandas sem perder a qualidade.

Mais rapidez nas entregas

Assim como a redução de custos, o produto estar mais perto do cliente também faz com 

que as entregas sejam mais rápidas. Isso, claro, quando o sistema ship from store está funcionando de forma adequada.

Essa rapidez é o motivo pelo qual seu cliente vai optar pela sua loja e não a do concorrente, além de fortalecer sua marca com ele e toda a comunidade ao redor, que sabe que sua loja entrega de forma ágil para aquela região.

Melhores resultados de vendas

Sabendo da facilidade de retirar o produto na loja mais próxima da sua casa ou de recebê-lo em um menor prazo, por exemplo, a chance do cliente comprar mais itens ou voltar a consumir em seu varejo é muito maior.

Afinal, a facilidade é uma das características que os clientes mais buscam atualmente, principalmente ao comprarem online. Quando você oferece isso, seu potencial de venda também cresce!

Melhora a satisfação do cliente

Esse é um ponto-chave do ship from store. Tornar a logística mais ágil é apenas o caminho para o que realmente importa: um cliente feliz e que confia em sua loja na hora de comprar. Por isso, esse é um dos maiores benefícios de aplicar esse conceito em seu varejo.

Garantindo que seu cliente saia satisfeito com a agilidade, entrega e facilidade que você proporcionou a ele, o resultado é uma base de consumidores mais forte e mais segurança para sua loja.

Como foi possível notar, saber o que é ship from store e seu potencial é essencial para todo varejista. Claro, nem sempre é fácil implementar todas essas mudanças de uma só vez. Por isso mesmo existem empresas especializadas em sistemas de entrega que podem contribuir com esse trabalho. 

É o caso da OmniEnvios, que trabalha especificamente com o serviço de omnichannel a partir do ship from store. Entre em contato e solicite um orçamento para a sua empresa.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

CADASTRE-SE
PARA RECEBER
MAIS INFORMAÇÕES

Scroll Up

Fale conosco