serviços de logística estratégica

Serviços de logística estratégica: como eles podem impulsionar o sucesso da sua empresa

A venda de um produto vai muito além do momento em que o consumidor finaliza a compra. E essa experiência do cliente, que envolve desde a primeira busca até a entrega da mercadoria, é fundamental para uma nova venda. Para essa operação completa ser um sucesso, o segredo pode estar nos serviços de logística estratégica

Imagine que seu produto está pronto, disponível para o consumidor na sua loja física ou no e-commerce. O cliente faz a pesquisa, demonstra interesse e, por fim, conclui a compra. Bom sinal, certo? Seria, se ainda não houvesse uma nova etapa do processo de venda: a entrega.

Tão importante quanto a qualidade do produto é como e quando esse produto chega até o cliente. E a experiência de compra envolve também essa fase. 

Se a encomenda está dentro do prazo, ótimo. Caso ela chegue antes, melhor ainda! Se a mercadoria está em boas condições, se o consumidor encontrou problemas na hora de devolver. Tudo isso é levado em conta pelo consumidor.

Mas, para que esse sistema não apresente erros, é preciso estratégia. 

Para comercializar e depois entregar as mercadorias com segurança, garantindo a qualidade e o bom relacionamento do consumidor com a empresa, o planejamento é essencial.

Esse é o propósito de serviços de logística estratégica. Acompanhe a seguir tudo o que você precisa saber para melhorar o atendimento para o seu cliente. Com isso, você poderá alavancar os resultados da sua empresa. 

Qual a importância da logística estratégica para o negócio?

A logística estratégica envolve todos os setores de uma empresa e, sem isso, a conta, em algum momento, não vai fechar. 

Para isso, é preciso uma equipe que faça o planejamento de ações de controle, qualidade e distribuição. É disso que se tratam os serviços de logística estratégica. 

Quando essas práticas estão alinhadas, os resultados são a satisfação do cliente, a redução de custos e, consequentemente, o aumento nos lucros.

Um exemplo é o processo de distribuição de mercadorias, que envolve várias práticas. São entregas, devoluções e controle de avarias diariamente. 

Por conta disso, demanda dezenas de profissionais para essas funções. Mas, se os fluxos de trabalho estiverem otimizados, haverá redução no estoque e na realização de tarefas desnecessárias.

A queda no desperdício pode representar economia de tempo e orçamento. Desta forma, energia e dinheiro podem ser investidos em outras áreas, aprimorando o negócio. 

Entende a importância de começar a logística estratégica da sua empresa hoje? 

O que são serviços de logística estratégica?

Serviços de logística estratégica são todos os processos que envolvem a venda e a entrega de um produto ou serviço ao cliente. 

Ocorre desde a disponibilidade da mercadoria, a experiência de compra, o controle de estoque, a embalagem, o envio, o frete e a devolução, caso seja necessária. 

E para garantir que essas áreas estejam funcionando, é preciso se planejar, já que isso não ocorre de forma orgânica.

O fornecedor pode contar com várias maneiras de organizar o processo. Uma delas é estabelecer padrões para cada operação da empresa. Se cada setor tiver estabelecido seu papel no negócio, é possível minimizar o risco de erros. 

Por isso, é importante realizar treinamentos com os colaboradores definindo as funções de cada pessoa. 

Em seguida, é válido receber e entregar feedbacks aos funcionários sobre a realização desse trabalho. A boa comunicação entre setores evita falhas no envio e na distribuição.

Também é importante que a sua empresa ofereça estrutura para isso. Por exemplo, um espaço físico adequado para receber a sua equipe e armazenar os produtos que são comercializados. 

Tudo isso deve ser organizado depois que a empresa tiver estruturado todo o mecanismo de funcionamento. 

Assim, sabendo onde cada área vai atuar, por onde cada mercadoria deve passar, fica mais fácil escolher e adaptar esse espaço de acordo com as necessidades.      

Inovação e tecnologia nos serviços de logística estratégica

Se a intenção é aproveitar todos os benefícios que os serviços de logística estratégica oferecem às empresas, o melhor caminho é buscar por transportadoras especialistas na área.

Uma equipe preparada e treinada vai conseguir atingir esses resultados de maneira mais rápida com o uso de tecnologia. 

E para atender um dos setores em maior ascensão no País, o e-commerce, as empresas que criam e vendem sistemas para distribuição e logísticas no varejo oferecem uma série de oportunidades de inovações tecnológicas no setor.

O destaque para o e-commerce se dá pela movimentação ocorrida em plena pandemia. Uma pesquisa realizada pela Ebit Nielsen, empresa global de mensuração e análise de dados, aponta que o e-commerce movimentou mais de 38 bilhões de reais somente no primeiro semestre de 2020. Foram 12 bilhões a mais do que no mesmo período em 2019.

Com o aumento da demanda, hoje existem no mercado softwares para facilitar as operações de transporte e distribuição. Há também máquinas com sistemas 4.0, comunicando a automação com a tecnologia da informação. 

Além disso, há até o desenvolvimento de etiquetas inteligentes nas embalagens por meio do RFID, ou a identificação por radiofrequência em português

E se o setor das vendas online e entregas já despontava nos últimos três anos, após a mudança de comportamento causada pela pandemia, isso tende a crescer ainda mais.  

Tem muito consumidor que já se acostumou a comprar sem sair de casa. 

Por isso, vale apostar em sistemas tecnológicos que facilitem a sua operação.

Tendências em logística

Mais gente comprando online, mais empresas em busca desse mercado consumidor e aí, não tem jeito, os valores ficam mais competitivos. 

Uma pesquisa realizada pelo Baymard Institute aponta que quase 7 em cada 10 consumidores desistem de uma compra por causa do valor do frete. 

Ninguém quer perder vendas e nem clientes, não é mesmo? Por isso, uma alternativa é estabelecer parcerias com empresas de logística e transportadoras para conseguir valores atrativos.

Também é preciso estar atento às necessidades do consumidor que escolhe comprar pela internet e receber o produto em casa. Entre elas estão:

  • a facilidade na troca com a logística reversa; 
  • o controle e disponibilidade de estoque para não deixar de atender um pedido;
  • a agilidade na distribuição e entrega para evitar de enviar o produto de um cliente para outro e ter que reverter esse erro. 

Erros assim, além da insatisfação do cliente, causam prejuízo financeiro. Ou seja, todo o trabalho de produção, negociação e venda feito antes, pode ser perdido.

Empresas especializadas em logística têm esse objetivo: otimizar a distribuição. Por isso, se você quer melhorar a entrega e a experiência de compra do seu cliente, a +Envios pode te ajudar.

No setor de logística e entregas desde 2018, somos parceiros de pequenas empresas de e-commerce a grandes indústrias off-line. Terceirizar este trabalho pode facilitar o seu controle operacional garantindo a entrega do seu produto por quem tem experiência no mercado. 

Entre as principais premissas da empresa estão os valores competitivos, as entregas rápidas e toda segurança para seu serviço.Conheça todas as oportunidades da +Envios. Fale com a gente e seja mais um parceiro +Envios.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

CADASTRE-SE
PARA RECEBER
MAIS INFORMAÇÕES

Scroll Up

Fale conosco