registro módico

Saiba como impulsionar os negócios e converter o registro módico em Sedex

Não é novidade alguma que cada vez mais empresas têm apostado no comércio eletrônico. No último ano, diversos setores, que antes não estavam tão presentes de forma virtual, viram suas vendas aumentarem exponencialmente devido às restrições sanitárias impostas pelo novo coronavírus. Um dos segmentos que acompanhou o número de pedidos via internet crescer foi o das livrarias, as quais, em grande parte, utilizam o registro módico para fazerem o envio dos produtos.  

De acordo com uma pesquisa da Neotrust/Compra&Confie, em 2020 foram realizadas 14,2 milhões de compras de livros pelo comércio eletrônico, resultando em um aumento de 44% em comparação com o ano de 2019.  

Então, diante de tantos pedidos, surge uma dúvida para as livrarias e os sebos: o registro módico é realmente a melhor opção para o envio de livros?

Neste artigo, esclarecemos as diferenças e os prós e contras desta modalidade de entrega.  

Quais os prós e contras do registro módico? 

Chamado de registro módico, o serviço dos Correios para envio de livros e material didático pode ser até 50% mais barato que o frete convencional.

Isso ocorre porque o valor cobrado não é calculado de acordo com a distância, mas pelo peso. 

Dessa forma, o  envio de um livro para um estado diferente pode ser semelhante ao preço para uma mesma cidade. 

No entanto, o rastreamento dos Correios nessa modalidade é simplificado. Durante o trajeto, consta apenas a data de postagem e da entrega. 

Além do lojista e cliente não receberem detalhamento dos deslocamentos intermediários, esta modalidade não inclui o aviso de recebimento, reportando a assinatura do recebedor.

Do mesmo modo, outro ponto negativo é o prazo de entrega, qual está muito aquém de outras modalidades de envio.

Além disso, existe um alto índice de extravios e atrasos. Isso porque, com o registro módico, a encomenda nunca sai dos Correios no mesmo dia em que é postada.

Atenção para a embalagem

Mais uma questão que joga contra o registro módico é a de que os Correios podem abrir a embalagem para se certificar se o conteúdo é realmente um livro. 

Portanto, se essa for a opção escolhida, é importante escrever na embalagem da encomenda “Impresso Normal. Registro Módico. Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT”.

Dessa forma, o remetente autoriza os órgãos de fiscalização a abrirem a embalagem para conferir o conteúdo. De acordo com alguns lojistas, na maioria das vezes o produto é entregue lacrado. 

Mas é sempre bom estar ciente de que os Correios poderão abrir a encomenda para verificar o conteúdo. 

Além disso, nesta opção, outro cuidado que o lojista deve levar em consideração é o cuidado com as embalagens. Como os livros são materiais frágeis, é necessário embalar muito bem os produtos antes do despacho. 

Esse procedimento é necessário para evitar que o livro seja danificado durante a viagem. Portanto, é importante revesti-lo com um papelão ou outro material que o proteja em todo o percurso. 

Sedex é a melhor opção para entregas mais rápidas e seguras

A fim de apoiar as pequenas e médias empresas com a difusão do comércio eletrônico, os Correios reduziram, em março deste ano, os prazos de entregas e valores das modalidades Sedex e Pac.

Os preços dos envios tiveram uma queda entre 16% a 38%. Desta vez, o foco dos Correios foi direcionado para as cidades pequenas . 

O objetivo, segundo a empresa, é regionalizar o comércio eletrônico. No entanto, algumas grandes cidades também foram beneficiadas.

Sendo assim, livrarias e sebos contam com maior qualidade de entrega na hora de despachar os livros. 

Com o Sedex, o prazo de entrega é de até cinco dias de acordo com a localidade do destino. 

Além da melhora no prazo de entrega, esta modalidade também contempla rastreamento detalhado do produto. Isso significa que logo após a postagem é gerado um código de rastreio, que informa o local exato onde a mercadoria está. 

Assim, dentre os inúmeros benefícios que o Sedex possui, estão:

  • Mais qualidade na entrega
  • Menos atrasos
  • Custo acessível
  • Coleta dentro de São Paulo
  • Rastreio detalhado

E síntese, esta modalidade oferece melhores condições de envio para qualquer segmento do comércio eletrônico, mas principalmente para livrarias e sebos, pois os produtos são frágeis. 

Tipos de Sedex

Atualmente, existem quatro modalidades de Sedex:

  1. Sedex Hoje: essa opção oferece entrega no mesmo dia; os envios são feitos em dias úteis; encomendas devem ter até 100 centímetros de comprimento e pesar até 10 quilos; são feitas três tentativas de entregas e possui rastreamento completo.
  2. Sedex 10: entrega realizada até as 10h do dia seguinte; os envios são feitos em dias úteis e aos sábados; encomendas devem ter até 100 centímetros de comprimento e pesar até 10 quilos; são feitas três tentativas de entregas e possui rastreamento completo.
  3. Sedex 12: entrega realizada até às 12h do dia seguinte; os envios são feitos em dias úteis e aos sábados; encomendas devem ter até 100 centímetros de comprimento e pesar até 10 quilos; são feitas três tentativas de entregas e possui rastreamento completo.
  4. Sedex: entrega realizada até um dia útil; os envios são feitos em dias úteis e aos sábados; cobertura em todo o território nacional; encomendas devem ter até 100 centímetros de comprimento e pesar até 30 quilos; são feitas três tentativas de entregas e possui rastreamento completo. 

Invista também no pac mini

O pac mini é um serviço específico de envios de pequenos pacotes. O principal diferencial desta modalidade é a redução de custos da entrega.

Todavia, esse serviço de entrega econômica está disponível apenas para itens com medidas específicas.

Segundo as especificações, as dimensões permitidas mínimas são de 16cm de comprimento x 11cm de largura x 1cm de altura. Enquanto que as dimensões máximas são de 24cm x 16cm x 4cm.

Se a opção escolhida for esta modalidade de envio, é importante ressaltar que a medida deve ser considerada já com o produto embalado na caixa em que será despachado. 

Vale destacar também que quanto mais atrativo for o frete para o cliente, maiores serão as taxas de conversão para o lojista. 

Aposte em um sistema de gerenciamento 

Atualmente, para tornar o negócio cada vez mais estratégico, muitas empresas têm apostado em soluções logísticas.

Dessa forma, o lojista pode focar no core de sua empresa sem se preocupar com o envio das mercadorias. 

Neste caso, por exemplo, se você tem dúvidas em qual opção de entrega escolher, o parceiro especializado em logística estratégica poderá lhe auxiliar da melhor forma.

Ao mesmo tempo que ao contatar um parceiro especializado em logística, o empresário conta também com mais tecnologia em seus processos. 

Empresas de logística inteligente, como a +Envios, apostam em inúmeras tecnologias que aperfeiçoam as rotinas de entregas e potencializam ganhos para todos os segmentos do comércio eletrônico. 

A +Envios também conta com outros serviços que podem facilitar a gestão de envios de diversos setores do e-commerce, como coleta gratuita e tracking com rastreio personalizado e envio de status pelo WhatsApp.

Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco e conheça a nossa plataforma de logística inteligente. Estamos preparados para aprimorar a gestão completa do seu negócio.

Aproveite e faça o download gratuito da planilha de controle de estoque. Com ela você poderá organizar toda a armazenagem dos seus livros, desde os fornecedores, a entrada e saída de exemplares até a visão geral de sua loja.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

CADASTRE-SE
PARA RECEBER
MAIS INFORMAÇÕES