Reduzir custos de logística reversa

Reduzir custos da logística reversa: a solução para a sua empresa e para os seus clientes

Ao calcular os custos de uma empresa de varejo, muitas variáveis devem ser levadas em conta, mas uma que nem sempre é considerada é a logística reversa. Ou seja, quando a empresa precisa trazer de volta um produto já entregue ao seu consumidor.

Segundo pesquisa da Ebit|Nielsen, plataforma de opinião de consumidores do Brasil, quase 30% das compras feitas são devolvidas ou trocadas, fazendo com que as empresas gastem muito com essas etapas. O número é tão grande que pode, inclusive, atrapalhar todo o faturamento do negócio.

Por isso, pensar em formas de reduzir custos da logística reversa é tão importante. Saiba como fazer isso!

O que é logística reversa e como ela funciona

João comprou um produto pela internet, mas quando chegou em sua casa, viu que não era exatamente o que esperava. Na descrição, não havia nada falando sobre alguns detalhes da peça, que não fazem seu estilo.

Então, ele entra no site da loja e busca pelas formas de devolução. Não é tão simples de ser feita, mas ele segue os passos, espera na fila dos Correios e entrega o produto a ser trocado. No dia seguinte, recebe o valor como crédito para comprar outra peça.

Escolhe e espera. Espera mais um pouco. E depois mais um pouco. E a segunda peça demora mais tempo para chegar do que a primeira. Aquela compra feita por impulso nem valeu tanto a pena assim. Talvez ele nem compre mais nessa loja.

Enquanto isso, a loja arcou com os custos de envio, fez todo o processo de organização da devolução, reorganizou dados do estoque e separou o novo pedido de João. Tudo pago pela própria empresa. Isso é logística reversa, e sua complexidade pode comprometer o faturamento do negócio.

Logística reversa é todo o processo que envolve o retorno de um produto para o estoque e, por ser algo complexo, leva tempo e aumenta custos das empresas. Além de, claro, se relacionar diretamente com a experiência e satisfação do cliente.

Quando esse processo é feito de forma ágil e fácil, o consumidor mantém a percepção positiva da marca e a loja reduz os custos da logística reversa.

Como reduzir custos da logística reversa

De acordo com o Direito do Consumidor, tudo o que um cliente compra online ele pode devolver em até sete dias depois da transação, com os custos sendo pagos pela loja.

Empresas pequenas, com baixa taxa de devolução, podem não notar como a logística reversa afeta os negócios. Mas, conforme crescem, os custos com essa etapa aumentam e podem se tornar prejudiciais, dificultando o avanço do trabalho.

Por isso, é essencial pensar em formas de reduzir custos da logística reversa assim que notar o prejuízo que a falta de planejamento pode trazer. Mas o ideal é que os planos sejam feitos antes das perdas afetarem a empresa.

Algumas medidas podem ajudar tanto a diminuir a taxa de logística reversa quanto a diminuir seu custo. 

1. Minimize erros operacionais

As causas de algumas devoluções ou envios com defeitos ocorrem por erros operacionais da empresa. Um site confuso, poluído visualmente, que causa dúvidas ao consumidor é um “prato cheio” para uma compra errada e, posteriormente, um pedido de devolução.

Por isso, avalie todo seu site ou canal de venda e observe itens para melhorar, considerando a experiência do usuário. Isso também vale para avaliar qualidade do produto e tipo de transporte.

2. Escolha as ferramentas corretas

Investir nas ferramentas corretas para seu negócio, evita diversos erros tanto no envio quanto no recebimento do produto devolvido. Ter um estoque organizado, um controle do que entra e do que sai e um catálogo atualizado de tudo o que sua empresa oferece é um passo importante para reduzir custos de logística reversa.

3. Descreva o produto corretamente

Assim como tornar o site mais organizado, a descrição do produto é essencial para uma compra certeira do cliente. Deixe de forma clara todas as informações sobre uma peça, como cor, tamanho, medidas, instruções e possibilidades de uso.

Se possível, também é interessante colocar vídeos ou imagens que mostrem detalhadamente o produto, sempre verificando se as fotos correspondem com a realidade. Assim, a taxa de devolução diminui e sua empresa reduz custos com isso.

4. Analise as informações

Tenha controle sobre suas taxas de venda e devolução. Observe quais produtos os clientes mais devolvem e os principais motivos. Veja qual empresa está realizando o transporte daquele produto que chegou com defeito na mão do cliente.

Todos esses dados são muito importantes para avaliação de fornecedores, transportadoras, qualidade, tempo de entrega, entre outros. Em longo prazo, é possível definir estratégias para diminuir os custos da logística reversa ao evitar a devolução.

5. Invista em um transporte qualificado

Seja para o envio ou recebimento do produto, investir em um transporte qualificado pode reduzir custos da logística reversa em curto e longo prazo. Isso porque os serviços de entrega são o contato direto da sua loja com o consumidor e têm grande efeito na percepção que ele tem do produto.

Outro ponto é que algumas empresas de entregas e logística conseguem realizar a retirada do produto antigo e o envio do novo de forma muito mais rápida, melhorando a experiência do consumidor e, consequentemente, sua satisfação.

Parceria com empresas especializadas

Quando o assunto é varejo, ter uma empresa especializada do lado do comerciante pode evitar estresses e, claro, reduzir inúmeros custos.

Investir em parcerias com empresas que ofereçam sistemas, entregas, retiradas e, principalmente, ferramentas para uma gestão completa é uma boa ideia para quem quer reduzir custos da logística reversa e manter a satisfação do cliente.

Antes de fazer isso, claro, analise em qual momento do processo de compra está ocorrendo a maior parte dos erros e tente entender os motivos dos clientes. Assim, é possível decidir as melhores estratégias para seu negócio.

Economia para a empresa e clientes satisfeitos

Buscar formas de reduzir os custos da logística reversa pode alavancar o crescimento da sua empresa, já que gera economia de tempo e dinheiro. Em longo prazo, seu negócio cresce, seus processos ficam melhores e os resultados se tornam mais nítidos.

Mas além de melhorar o trabalho dentro da empresa, pensar em formas de facilitar devoluções também traz benefícios para outro fator muito importante: a reputação da sua marca.

Quando um cliente deseja fazer a devolução e consegue realizá-la de maneira rápida e fácil, a imagem da marca continua positiva. Por outro lado, quando há problemas nesse processo, ele deixa de confiar na sua marca, não volta a comprar na loja e pode, inclusive, reclamar publicamente sobre seu serviço.

Tudo isso afeta o nível de confiabilidade dos consumidores com a sua empresa, fazendo com que potenciais clientes deixem de comprar do seu varejo para não passarem pela mesma experiência ruim. Lembre-se que, hoje, as avaliações em sites de varejo são essenciais na tomada de decisão de compra.

Manter essa reputação é estratégia importante para o crescimento da sua empresa e investir na logística é uma das formas de construí-la. Afinal, é um dos momentos mais importantes do processo de compra: quando seu cliente recebe o tão desejado produto e decide se ficará ou não com ele.

A +Envios sabe da importância de ter inteligência logística e operacional na hora de entregar o melhor ao cliente. Por isso, um dos serviços oferecidos é exatamente o de logística reversa inteligente, garantindo que as empresas contratantes tenham mais facilidade nesse processo e consigam reduzir custos de logística reversa.

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