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Reduzir custos na entrega: soluções para melhorar a logística e economizar

Ter um bom sistema de entregas é um dos principais passos para um e-commerce, uma vez que é a etapa que mais causa reclamações e desentendimentos entre cliente e marca. 

Caso não seja feito o investimento em um sistema eficiente, intercorrências poderão custar caro. Nesse caso, buscar formas de reduzir custos na entrega é o caminho a ser seguido quando se fala em economia.

Veja porque reduzir custos na entrega é importante para você e também para seu cliente!

Etapa de entrega e sua importância

A entrega é um dos momentos mais importantes do processo de compra, pois o cliente aguarda ansiosamente pela chegada do produto, além de criar expectativas sobre ele. Ao frustrar essa expectativa, o cliente pode acabar reclamando não apenas da entrega, mas da sua loja como um todo.

Por isso, quando se fala em entregas para qualquer negócio, é essencial que a empresa entenda a importância de investir em um bom sistema de frete. 

Isso evita erros, melhora o prazo, traz mais segurança para a marca e pode ser um grande diferencial da empresa no mercado.

Quando essa etapa é bem feita, a experiência do consumidor é muito melhor e sua satisfação com o produto, a marca, a empresa e o atendimento também tende a aumentar.

Isso fideliza clientes, aproxima consumidores, cria uma divulgação orgânica para sua marca, entre muitos outros benefícios que ajudam a empresa a crescer e conquistar novos públicos.

Como é um investimento necessário, a melhor forma de colocá-lo nos custos da empresa sem comprometer outras etapas é buscando formas de reduzir os custos na entrega.

Em grande escala ou a longo prazo, isso traz muitos resultados para o comércio, além de ser uma das medidas mais desejadas pelos gestores. Quem não quer economizar para conseguir impulsionar o negócio, não é?

Como reduzir custos na entrega

Diversas medidas podem ser tomadas para que o valor gasto com as entregas diminua e a empresa tenha uma maior margem financeira para suas ações.

Um dos principais pontos é avaliar qual etapa está causando o aumento de custos. Nesse caso, é importante lembrar que, principalmente, quando se fala de entregas, tempo é dinheiro. 

Por isso, avalie etapa por etapa do processo, considerando melhorias em cada uma delas.

Estoques descentralizados

Uma maneira de diminuir os custos na entrega é ter estoques mais próximos do seu consumidor, no caso de lojas que também apresentam espaço físico, podendo servir como minicentros de distribuição. 

Assim, ao receber um pedido, o produto não tem que sair de um centro de distribuição (CD) ou loja para chegar até a casa do cliente. Com isso, os custos de transporte diminuem e, consequentemente, a entrega fica mais barata e ágil.

Para lojas em formato apenas online, pensar em estratégias para criação de estoques mais próximos do consumidor pode ser uma ideia para se colocar em prática com planejamento.

Investimento em tecnologia

As inovações tecnológicas chegaram para tornar tudo mais prático no dia a dia, tanto de pessoas quanto de empresas. Por isso, não adianta fugir do que há de novo no mercado.

Inúmeras inovações em logística podem ser a resposta para problemas de custo que a empresa tem há bastante tempo. Apesar de exigir investimento inicial, as tecnologias acabam compensando a longo prazo, já que tornam os processos muito mais facilitados.

Sistemas de organização de estoque com inteligência artificial, uso da internet das coisas, ambiente imersivo entre sistemas online e espaço físico, entre outras inovações, podem tornar o trabalho mais eficaz, diminuir erros e, com o tempo, reduzir custos.

Atenção com a logística reversa

Um dos custos de entrega que pode ser reduzido é o de logística reversa. Essa etapa de devolução e novo envio tem impacto tão grande nas contas que pode ser motivo para que lojas tenham problemas financeiros por não conseguirem controlar esse setor.

Isso entra como custos de entrega porque a empresa, ao ter que enviar novamente um produto, acaba pagando duas vezes pelo frete e ainda têm que arcar com os custos de devolução do cliente. Ou seja, o impacto financeiro é grande e merece atenção. 

Para reduzir custos na entrega em logística reversa, o principal ponto é montar estratégias para evitar que o cliente queira devolver o produto.

Por exemplo, estar atento na separação do item para que não seja enviado errado, embalar bem o produto para que não chegue quebrado e descrever com atenção as características do item são algumas maneiras de fazer isso. Além disso, outro ponto importante é investir no atendimento qualificado a fim de solucionar possíveis dúvidas dos clientes sobre produtos, atrasos e formas de pagamento, por exemplo. 

Contrate empresas especializadas

Montar todo esse esquema de entregas não é algo fácil. Nem barato. E, muitas vezes, reduzir os custos na entrega de um sistema próprio pode acabar ficando mais caro do que contratar uma empresa especializada nisso.

Isso porque reduzir os custos exige uma visão estratégica e investimentos em tecnologias e profissionais capacitados. Nesse caso, as empresas especializadas em entregas acabam saindo na frente e contribuindo muito mais com o negócio.

Por isso, essa é uma das principais formas de reduzir custos nas entregas, possibilitando que a marca utilize o dinheiro economizado para impulsionar outros setores do negócio.

Os benefícios das empresas especializadas em entregas

Tomar a decisão de contratar uma empresa especializada pode não agradar a todos os gestores. Afinal, a responsabilidade dessa etapa é transferida para outra empresa. Entretanto, a medida traz muito mais benefícios do que problemas.

Alguns desses benefícios são:

  1. Sistemas integrados e especializados: empresas de entregas são capacitadas para montar e organizar toda a logística por trás do frete em si, considerando detalhes que muitas vezes passam despercebidos para quem não trabalha diretamente com isso;
  2. Melhora no prazo de entrega: com um sistema mais organizado e ágil, os prazos de entrega também melhoram e a satisfação do cliente aumenta, trazendo mais benefícios a longo prazo;
  3. Know-how:  logísticas de entrega são uma área complexa, principalmente em um país vasto como o Brasil. Empresas especializadas conseguem entender as especificidades de cada região e montar sistemas que facilitem a entrega, independentemente da região;
  4. Menor custo para a empresa: montar uma logística sozinho pode sair muito mais caro do que contratar uma empresa para isso. Isso porque, por serem especializadas, melhoram a experiência do usuário, o que traz muito mais ganhos a longo prazo.

Esses benefícios mostram que, muitas vezes, abrir mão de uma das etapas do processo de venda pode ser muito melhor para os negócios do que tentar controlar tudo. Mas, para isso, é preciso confiança na empresa contratada.

A +Envios é uma empresa especializada em entregas para varejo que conta com diversos serviços e sistemas para reduzir custos na entrega. Tudo isso para ajudar lojistas a tornar esse processo muito mais ágil e eficiente, trazendo muito mais retorno para o seu negócio.

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