planejamento para datas comemorativas

Como fazer o planejamento para datas comemorativas e ter sucesso nesses eventos

As compras pela internet têm aumentado vertiginosamente desde o início da pandemia de Covid-19. Os números já estavam em constante crescimento a cada ano, e depois das restrições às lojas físicas, o hábito de consumo em e-commerce se popularizou. Hoje, grande parte do faturamento do varejo é oriunda das lojas virtuais. Por isso, é especialmente importante saber como fazer o planejamento para datas comemorativas. Somente desta forma será possível criar campanhas eficientes com bons resultados.

A importância do planejamento para datas comemorativas

Não precisa ser proprietário de uma grande loja do varejo para saber que as datas como Natal, Dia das Mães e Black Friday, por exemplo, são dias extremamente rentáveis para o comércio.

Essas datas e algumas outras impulsionam as vendas e podem melhorar o faturamento do negócio mesmo em tempos de crise.

Por isso, para aproveitar o aumento das compras, todo lojista tem de saber fazer um planejamento para datas comemorativas.

A preparação para grandes eventos pode não somente aumentar os lucros da empresa como também causar uma boa experiência para o cliente. A experiência positiva pode conquistá-lo, fazendo com que ele retorne em outros momentos, mesmo que não seja em dias especiais para o comércio.

De acordo com dados da Receita Federal, o valor das vendas do e-commerce atingiu R$ 114,8 bilhões no acumulado de janeiro a maio de 2020, início da pandemia. Quando comparado com o mesmo período de 2019, foi observado um aumento de 47%.

No entanto, a alta nos primeiros cinco meses deste ano em relação com o de 2020 foi de 74%. Esses dados demonstram que a tendência é que esse índice seja cada vez mais crescente.

O e-commerce vive seu boom no Brasil. E quando falamos em datas comemorativas as vendas pela internet se tornam uma opção ainda mais atrativa, principalmente neste período de pandemia.

Então se atente na hora de planejar o seu calendário para evitar ficar com o estoque parado ou perder oportunidades proporcionadas pelo comércio durante o ano.

Portanto, para ajudar você a se programar com ações estratégicas, aqui vão algumas dicas para colocar em prática na hora de definir o calendário do ano.

Escolha as datas mais estratégicas para o seu negócio

Para fazer um bom planejamento para datas comemorativas é importante definir quais eventos trarão melhores resultados para o seu negócio.  

Atualmente, existem inúmeras datas especiais. No entanto, você não precisa participar de todas – e nem deve.

Campanhas específicas demandam tempo de trabalho da equipe e, algumas vezes, investimento. Portanto, priorize as que possuem o perfil de sua loja.  

Após definir o calendário, é hora de iniciar o plano estratégico. Para estruturar bem a campanha, o ideal, na maioria dos casos, é trabalhar nela com três meses de antecedência.

Leve sempre em consideração que no período comemorativo haverá aumento no fluxo de transações. Sendo assim, é fundamental que se for um e-commerce, por exemplo, o site seja testado várias vezes para que possa atender o número de acessos naquela semana. 

Crie uma campanha de marketing atrativa

Após definir o calendário, chegou a hora de divulgar a campanha. Para isso, envie e-mail marketing à sua lista de contatos.

Para atrair novos clientes, divulgue as ações nas redes sociais e impulsione os posts. Campanhas pagas podem gerar bons resultados, mas não se esqueça das buscas orgânicas.

Lembre-se de personalizar a sua página, as redes sociais, e o e-mail marketing de acordo com o tema da data.

Quando a campanha ganha uma identidade, ela se torna mais vívida na memória dos consumidores. Assim como faz o consumidor entender que se ele for ao seu site encontrará produtos para aquela data.

Além de promover a data comemorativa fazendo relação com os produtos de sua loja, você também pode produzir conteúdos que trazem curiosidades sobre o dia.

Desta forma, é possível atrair a atenção do cliente para o conteúdo e, na sequência, direcioná-lo para o site. Um bom exemplo são os testes de conhecimento sobre o período, como: “O quanto você sabe sobre a Black Friday? Vamos testar!”. 

Atente-se para toda a jornada do cliente

As datas comemorativas impulsionam as vendas, e os clientes fidelizados se somam com os novos consumidores que chegam especialmente para a data. Diante disso, vale acompanhar ainda mais de perto toda a jornada do cliente.

Possuir um site responsivo é premissa básica. O cliente deve ter a possibilidade de comprar tanto pelo desktop quanto por qualquer outro dispositivo.

Após a compra, o que gera a ansiedade é a chegada da mercadoria. Portanto, neste caso é imprescindível contar com um serviço de logística estratégica, que trará entre outros benefícios, a economia de tempo do lojista de ir até os Correios ou à transportadora para fazer o envio ao cliente.

Quanto menos tempo se utilizar para tarefas repetitivas ou pouco estratégicas, mais tempo há para o empreendedor focar na empresa e em planejamentos que possam expandir o seu negócio, principalmente em datas comemorativas.

Além disso, o planejamento para datas comemorativas inclui outros detalhes. Para transformar seu produto em uma experiência para o cliente, na hora do envio do produto personalize a embalagem com o tema da data. Se possível, envie um cartão que faça referência à data e agradeça pela escolha da loja.

Ah, e você sabe que o cliente sempre gosta de dar aquela conferida para saber em qual etapa da entrega o produto está, né? Para não falhar com isso, contrate um serviço de tracking personalizado, que garante todo o monitoramento da entrega.

Interaja com o cliente e agradeça os feedbacks

O Sebrae produziu uma cartilha focada em vendas para datas comemorativas. Dentre todas as dicas que o órgão oferece, uma possui destaque: a comunicação com o cliente.

O relacionamento com o consumidor ocorre diariamente, no entanto, em datas comemorativas a possibilidade de interação se torna maior, já que o cliente procura por um item específico. É neste momento que a escuta ativa deve ser exercitada.

  • Saiba escutar o cliente e entenda o que ele deseja. Às vezes, o que ele quer falar não é dito diretamente, mas está nas entrelinhas;
  • Não interrompa o cliente, deixe que ele conclua suas frases;
  • Receba os feedbacks muito atentamente, pois eles serão um guia para aprimorar a estratégia do seu negócio;
  • Aproveite as datas comemorativas para interagir com os seus clientes, respondendo os comentários que muitas vezes são feitos nas páginas.

Um relacionamento eficiente gera a fidelização de clientes. E consumidores felizes sempre indicam suas lojas preferidas.

Portanto, para aperfeiçoar a comunicação, não se esqueça da dica de campanha de marketing atrativa. Bons resultados são reflexos de uma boa comunicação com o público.

Normalmente, datas comemorativas acontecem em um único dia, mas a preparação para elas demanda tempo e muita estratégia de negócio. Então, lembre-se de que para obter bons resultados, é necessário antecipar-se ao calendário.

Pensando em você e no seu negócio, a +Envios, empresa especializada em gestão logística, preparou um calendário especial para e-commerce, no qual reúne as diversas datas comemorativas para posicionar o branding, criar campanhas e promoções personalizadas para o seu público.

Se quiser saber mais sobre como pode auxiliar o seu varejo, entre em contato conosco. Temos serviços de entregas para as diferentes datas comemorativas que o e-commerce pede!

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