pac mini

Pac mini: saiba tudo sobre essa modalidade econômica de envio dos Correios

Lojistas que vendem mercadorias pequenas, muitas vezes têm gastos excessivos para fazer o envio de produtos. Para resolver esse problema, neste artigo explicaremos sobre o pac mini, um serviço econômico dos Correios. Entenda como funciona e descubra a melhor maneira de economizar utilizando essa modalidade.

Imagine a seguinte situação: você precisa comprar uma única passagem de ônibus para a sua cidade natal, mas descobre que vendem somente a poltrona com dois lugares. Ou seja, para visitar a sua família você teria que pagar o preço de duas passagens, mesmo utilizando uma única poltrona. Parece um absurdo, não é mesmo? E era justamente isso que ocorria com alguns tipos de envios de pequenas mercadorias. 

Para fazer o envio de um produto de peso e dimensões pequenas, era necessário pagar o valor de envio de uma mercadoria com peso e dimensões maiores. 

Contudo, notando a necessidade de adequação dos serviços, os Correios criaram uma nova modalidade de envios: o pac mini.

O pac mini é um serviço específico de envios de pequenos pacotes. A opção, além de proporcionar economia de recursos financeiros, também apresenta inúmeras vantagens para quem faz a postagem.

Confira neste texto todas as especificações do pac mini e saiba como utilizar essa modalidade de forma eficiente, aproveitando todos os benefícios do serviço.

A modalidade para pequenos formatos

Os Correios oferecem diferentes serviços e opções de envio para seus clientes. E buscando atender a uma demanda de mercado que está em pleno crescimento, criaram a nova modalidade de pac mini.

O piloto do serviço começou no segundo semestre de 2019. Com o sucesso, incorporaram definitivamente a opção no portfólio dos Correios.

A proposta é de atender pessoas jurídicas oferecendo uma alternativa com preços reduzidos, conforme a necessidade dos clientes.

Esse serviço não expresso de mercadorias foi batizado oficialmente com o nome de Correios Mini Envios. Contudo, ele também é chamado de sedex mini, mini pac e pac mini.

Mas, independentemente da nomenclatura, o serviço é para pequenos pacotes. Ou seja, produtos leves, com pequenas dimensões e baixo valor agregado.

O Correios Mini Envios tem como público-alvo especialmente lojas virtuais e marketplaces de segmentos variados.

Entre os clientes que mais utilizam a modalidade pac mini estão lojistas do setor de vestuário, assim como de acessórios de pequenos portes.

Óticas também têm aproveitado a novidade dos Correios para fazer o envio de óculos e insumos relacionados a esse segmento. Da mesma forma ocorre com o setor de itens de higiene pessoal, como barbeadores e pequenos cosméticos.

Empreendedores que atuam no segmento de costura também aproveitam do serviço do sedex mini para fazerem envios de pequenos aviamentos aos clientes. Assim como proprietários de lojas de produtos para smartphones, que podem fazer a postagem de acessórios para celulares, como capinhas e fones de ouvido, por exemplo.

Outro setor bastante beneficiado com o pac mini foi o de artesanato. Profissionais que fazem trabalhos manuais agora têm a oportunidade de economizar ao encaminhar a encomenda ao cliente. E isso tem sido muito útil durante a pandemia por artesãos que fazem máscaras de tecido e outras peças leves.  

Quais as especificações do pac mini?

O mini pac tem proporcionado economia para diferentes públicos. Contudo, não são todas as mercadorias que se enquadram nessa modalidade.

Esse serviço de entrega econômica está disponível apenas para pequenos pacotes. 

De acordo com as especificações, as dimensões permitidas mínimas são de 16cm de comprimento x 11cm de largura x 1cm de altura. Enquanto que as dimensões máximas são de 24cm x 16cm x 4cm.

Para avaliar se a mercadoria se enquadra na modalidade de pac mini, vale destacar que a medida deve ser feita já com o produto embalado.

Outra observação importante é em relação ao peso do pacote, o qual não deve ultrapassar 300g.

Além disso, o baixo valor agregado também é uma das características exigidas para o envio. A mercadoria não deve ultrapassar o valor declarado de R$ 100.

Portanto, não seria possível enviar jóias por meio desta modalidade dos Correios. Mas o serviço é ideal para fazer o envio de bijuterias artesanais, por exemplo.

A vantagem, neste caso, é que a indenização é automática em casos de extravio.

A abrangência do sedex mini também é um dos destaques da modalidade, uma vez que as mercadorias podem ser enviadas para todos os Estados da federação. Ou seja, não há limitação territorial, de forma que a entrega é feita em todo o Brasil.

Diferenças entre outros serviços

O principal diferencial do pac mini é a economia com a redução de custos da entrega.

A precificação se faz com base na análise da origem do objeto ao destino. Portanto, não há um preço fixo. Ele pode ser alterado de acordo com as localizações, tanto da matriz quanto do destinatário.

Mas independentemente de haver um valor fixo para o envio, a modalidade do Correios Mini Envios oferece preços mais acessíveis aos lojistas. Com isso é possível otimizar a política de frete de lojas físicas e de e-commerces.

Assim, empreendedores conseguem analisar a possibilidade de oferecer aos clientes o frete grátis a partir de um valor mínimo de compra. Essa estratégia pode ajudar a aumentar o ticket médio da empresa.

É possível também pensar sobre propor um frete fixo aos consumidores. Em ambos os casos poderá ocorrer o aumento da conversão de vendas devido à atratividade proposta pelo novo frete.

Mas, vale ressaltar que o prazo de entrega pode ser um pouco maior do que outras modalidades. No pac mini o item chega ao cliente em até 12 dias úteis. Já no caso do pac tradicional, o período é de 10 dias, levando em consideração que os dias úteis são de segunda à sexta-feira.

Além disso, o sedex mini faz apenas uma tentativa de entrega. Depois, a mercadoria fica disponível em uma agência dos Correios por sete dias para que o cliente faça a retirada. Caso o comprador não possa receber ou retirar o item na agência, a devolução é garantida e a mercadoria volta para o remetente. Em outras modalidades os Correios oferecem mais de uma tentativa de entrega.

Como solicitar o Correios Mini Envios

O serviço pac mini é restrito para pessoas jurídicas. Portanto, o envio econômico para mercadoria de pequenas dimensões não pode ser utilizado por qualquer interessado. Para obter os benefícios da modalidade, é necessário ter um contrato empresarial com os Correios.

Porém, algumas empresas especializadas em gestão logística fazem o serviço de pac mini. Desta forma, não há a obrigatoriedade de o lojista ter convênio com os Correios.

Assim, fazer uma parceria com empresas intermediadoras pode ser a melhor opção para empreendedores.

A +Envios é uma das únicas empresas que pode oferecer esse serviço para os clientes. Além disso, a +Envios também tem outros serviços que podem facilitar a gestão de envios do lojista, como coleta gratuita e o tracking com rastreio personalizado e envio de status pelo WhatsApp.

Entre em contato conosco e conheça a nossa plataforma de logística inteligente. Podemos auxiliar no desempenho da sua empresa mostrando qual é o serviço mais adequado para o negócio.

Aproveite e faça o download gratuito do infográfico com dicas para reduzir os custos com logística de lojas físicas e virtuais.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

CADASTRE-SE
PARA RECEBER
MAIS INFORMAÇÕES

Scroll Up

Fale conosco