o que é tracking

O que é tracking: entenda como ele melhora a operação e a experiência do cliente

Você sabe o que é tracking? Acredite, mesmo sem saber o que o termo significa, provavelmente, você já utilizou este serviço. Tracking nada mais é do que o rastreamento de compras e pedidos feitos pela internet.

Com o uso da tecnologia, essa estratégia tem facilitado a rotina de empresas, trazendo segurança e inúmeras outras vantagens para clientes e lojistas.

Ao possibilitar que o cliente consulte o status do pedido ou enviá-lo de forma ativa ao consumidor, reduz a necessidade dele entrar em contato com a empresa. Assim, otimiza-se o tempo dos colaboradores.

Entenda mais sobre o tracking e como implementá-lo no seu negócio. 

Afinal, o que é tracking?

A tradução do tracking em português é monitoramento. Contudo, ele é comumente conhecido como rastreio.

O rastreio é mais uma das diferentes inovações tecnológicas disponíveis no mercado atualmente. Com isso, a gestão logística tem aprimorado seus serviços, melhorando o dia a dia dos colaboradores.

Além disso, as soluções logísticas também envolvem clientes, os quais são beneficiados com comodidade e segurança. 

No caso do tracking, por exemplo, o cliente pode acompanhar o seu pedido de forma on-line, visualizando desde o momento da separação da mercadoria até a chegada em seu endereço.

Algumas empresas especializadas em gestão logística já atualizaram seus serviços e melhoraram a forma de apresentar o status do objeto. Uma das maneiras mais elogiadas pelos consumidores tem sido o envio da atualização por meio de mensagens de WhatsApp.

Mas o tracking tem ido muito além do rastreio de mercadorias. Atualmente, há aplicativos que fazem o monitoramento até de pessoas! O tracking de pessoas é, normalmente, utilizado para obter informações a respeito da movimentação de consumidores em uma loja, por exemplo.

Com o tracking de pessoas, marcas conseguem mapear a parte interna de uma loja, verificando quanto tempo o cliente fica em cada local ou em qual lugar os consumidores não costumam passar. 

Assim, é possível entender melhor a demanda por determinado serviço ou mercadoria e também se a disposição das mercadorias estão posicionadas da melhor forma possível.  

Qual a importância do tracking do pedido?

O tracking pode apresentar muitas vantagens, porém, atualmente, há outro forte motivo para as empresas oferecerem esse serviço: a exigência dos consumidores.

Com cada vez mais inovações logísticas e comodidades apresentadas pelo mercado, mais os clientes estarão acostumados com serviços de qualidade que proporcionem uma melhor experiência de compra.

Isso se explica devido à redução do risco da insatisfação gerada pela rastreabilidade.Pois, uma vez que o consumidor sabe o motivo do atraso apontado pelo rastreamento, haverá o engajamento pela compra, melhorando, inclusive a experiência do cliente, a famosa customer experience.

Desta maneira, o tracking de pedidos deixa de ser um diferencial e torna-se uma necessidade para a empresa. Sem ele, lojistas, por mais qualidade e preço atrativo que ofereçam, podem ficar atrás dos concorrentes. Por isso é tão importante ter o serviço de tracking.

Além do mais, ter uma visão integrada de toda a gestão possibilita identificar intercorrências no processo. Desta forma, consegue-se buscar soluções a fim de resolver os problemas o quanto antes.

Mesmo quando a resolução não for possível, a intervenção precoce permite minimizar a intercorrência ou, ao menos, informar ao cliente o ocorrido, já apresentando algumas propostas de solução.

Diferenças do tracking e do monitoramento

Apesar de a tradução literal de tracking ser monitoramento, há diferenças entre os dois termos.

O tracking se dá durante o trajeto da mercadoria até o local de entrega informado pelo cliente.

Já o monitoramento é uma operação muito mais ampla, a qual acompanha diferentes etapas da gestão logística.

Para deixar mais claro, o rastreamento faz o registro do status, acompanhando a localização da mercadoria ao longo de todo o trajeto.

O objetivo do tracking, além de informar ao cliente a localização e status de sua compra, é apresentar ao lojista dados sobre os acontecimentos de todo o percurso.

Enquanto que o monitoramento faz todo o planejamento logístico, com base na ferramenta de tracking e os dados gerados por ela.

Com o monitoramento, é possível fazer as análises das informações, como a quantidade de intercorrências ou pedidos entregues dentro do prazo previsto, por exemplo. O resultado disso pode ser o aprimoramento de etapas que já são satisfatórias ou até mesmo a adequação de operações que estão gerando problemas nas entregas. 

Benefícios do tracking de cargas

Entender o que é tracking, como ele funciona e quais são seus benefícios é essencial para ter certeza da importância deste serviço para a empresa.

Além da melhor gestão do estoque, separação, despacho e envio das mercadorias, o tracking também proporciona tranquilidade para os consumidores.

Confira nos tópicos abaixo outras vantagens que podem ser geradas devido à implantação do tracking de pedidos.

  • Reduz prejuízos financeiros: os riscos de furtos e roubos de produtos são mitigados com o rastreamento das mercadorias. Com isso, diminui-se o valor gasto com reposição de itens.  
  • Melhora a experiência do cliente: com a transparência proposta pelo tracking, aumenta-se a confiança do cliente no serviço da empresa.
  • Gera eficiência nos prazos: o tracking possibilita o acompanhamento do lojista durante toda a operação, facilitando ajustes e correções nas ações dos colaboradores a fim de atingir os prazos previstos no momento da compra.
  • Diminui custos: com a possibilidade de acompanhamento do status da compra, há a diminuição de procura pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa.
  • Reprime problemas no trajeto: o rastreio e informações sobre o status da mercadoria, aumenta o índice de resolução de intercorrências e, em muitos casos, consegue-se até evitá-las.

Os benefícios citados acima são apenas algumas das diferentes vantagens que o tracking pode proporcionar à empresa. Além delas, vale ressaltar o aumento da confiança, tanto no serviço de entrega quanto na própria loja ou marca.

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