melhorar prazo de entrega

Melhorar prazos de entrega: soluções logísticas para aumentar a satisfação do cliente

Independente do segmento do e-commerce, o momento da entrega é sempre um dos mais importantes para um lojista. Isso porque é nessa etapa que o cliente tem, de fato, o contato com o produto, que precisa atingir suas expectativas e desejos. Por isso, melhorar prazos de entrega é uma preocupação constante dos lojistas.

E com razão, afinal, nenhum cliente gosta de esperar muito tempo pelo seu produto comprado online. Isso é, inclusive, um motivo para que seu consumidor procure por outra loja caso julgue o prazo muito longo.

Buscar formas de melhorar prazos de entrega é essencial e precisa ser uma prioridade para quem quer aumentar a satisfação do cliente.

Prazo de entrega e satisfação do cliente

Esses dois elementos estão diretamente relacionados. O prazo de entrega é uma das variáveis que mais chama a atenção do consumidor na hora da compra, pois é cria-se uma expectativa em cima do que foi adquirido.

Prazos de entrega mais baixos chamam a atenção e são um diferencial para o cliente, que pode comprar em sua loja mesmo se o valor do produto for um pouco maior do que em outro local.

Isso é tão importante que grandes marcas utilizam essa eficiência como propaganda, anunciando entregas no mesmo dia ou em até 2 ou 3 dias.

Esse tipo de marketing vai se tornar cada vez mais comum, pois os consumidores vão prestar mais atenção nesse “detalhe” durante a compra.

Ou seja, melhorar o prazos de entrega influencia muito a satisfação do cliente  com sua loja, assim como com a experiência de compra. E esse é o diferencial que um prazo mais curto traz para seu negócio.

E quando a satisfação do cliente melhora, todo o negócio cresce, pois várias métricas e resultados são influenciados por isso, como:

  • aumento do número de vendas;
  • aumento do ticket médio;
  • melhora da reputação de marca;
  • fortalecimento da relação entre cliente e empresa;
  • mais visibilidade positiva para a loja.

Dessa forma, se o seu negócio ainda enfrenta problema com prazos de entrega e reclamações de cliente sobre isso, vale a pena buscar soluções para esse descontentamento.

Além do prazo de entrega

Para que a entrega seja feita o mais rápido possível e dentro do prazo, são inúmeros processos que precisam estar alinhados dentro da loja. Isso porque cada etapa acaba influenciando a data de envio e, consequentemente, a de entrega.

Alguns pontos que merecem atenção são:

Confirmação do pedido

A demora entre o momento em que a pessoa realiza a compra e sua confirmação pode preocupar seu cliente tanto quanto ao cumprimento do prazo de entrega quanto à compra em si. Buscar sistemas que contribuam com essa rapidez é essencial;

Agilidade na separação

Os pedidos feitos em e-commerce devem ser separados com atenção e rapidez para que o prazo seja cumprido. Para isso, um sistema de estoque qualificado e profissionais adequados podem ajudar;

Rapidez no embalo

Embalar o produto da forma correta e segura não precisa ser algo demorado. Avalie o tempo que o produto fica parado entre a separação e essa etapa;

Atenção nas informações

Pedidos que chegam rápido, mas estão errados, incomodam seu cliente a ponto dele não voltar a comprar com você. Já que ele ainda terá que devolver o produto e esperar o envio correto, praticamente dobrando o prazo de entrega;

Transporte ideal

Ter um serviço de transporte ágil e eficaz é um dos pontos principais. Sem isso, todo o esforço colocado nas etapas anteriores pode perder seu valor. Vale a pena pensar em formas de colocar mais rapidez nesse processo.

Atendimento adequado

O momento da entrega também conta como um atendimento. Afinal, é um contato indireto que seu cliente tem com a empresa. Pense em formas de melhorar essa etapa para o cliente.

Deu para notar que praticamente todas as etapas da venda influenciam para melhorar prazos de entrega. É preciso buscar sempre um funcionamento o mais organizado e eficiente possível, já que o e-commerce funciona em uma sequência.

Quando uma das etapas não se faz da maneira correta, afeta-se também todas as outras. A longo prazo, isso significa desperdício de tempo, dinheiro e menos eficiência da loja.

4 dicas para melhorar prazos de entrega

Sabendo a importância de ter todos os pontos do seu e-commerce trabalhando de forma conjunta para promover a satisfação do cliente, é preciso pensar em maneiras de melhorá-los a fim de impulsionar toda a empresa.

1.   Encontre erros no processo

O primeiro passo é analisar se os prazos maiores de entrega são consequência de um trabalho interno ou externo. Se for o primeiro, estude qual setor está causando os atrasos e busque entender os motivos para isso.

Por exemplo, um estoque desorganizado pode atrapalhar muito o processo de separação do produto e ainda aumentar as chances do envio incorreto de um item. Esse é um exemplo, mas erros podem acontecer em qualquer uma das etapas.

2.   Promova uma organização interna eficaz

Sem isso, os processos dentro da loja se tornam muito mais complicados e demorados, principalmente quando há diversas lojas com estoque ou um centro de distribuição distante.

Com todos os processos organizados e verificados, as chances de ocorrer um atraso na entrega ou um erro no meio durante as etapas de compra diminuem muito. Isso evita a frustração do cliente e aumenta o seu aproveitamento.

Investir em sistemas e processos de comunicação interna também é algo que faz a diferença. Eles podem ajudar na rapidez da resolução de problemas dentro da empresa, evitando que um pedido fique parado, por exemplo.

3.   Dê a opção de retirada

Além de melhorar prazos de entrega nas residências dos clientes, uma forma de melhorar esse tempo é dar a opção para que o consumidor retire o produto na loja física. Para isso, é preciso que o local tenha um estoque, mesmo que menor, para conseguir oferecer essa facilidade.

Isso também pede mudanças na forma de organização do estoque e uma maior integração entre eles, mas vale a pena quando o objetivo é aumentar a satisfação do cliente quanto ao tempo de entrega do seu produto.

4.   Contrate uma empresa especializada

Depender unicamente do sistema dos Correios e de transportadoras tira o controle do prazo de entrega das suas mãos. Montar uma estrutura de transporte própria pode ser bem caro e não tão eficiente.

Por isso, vale a pena pensar em contratar empresas especializadas em gestão logística. Elas sabem a importância de oferecer o melhor atendimento ao cliente e realizar as entregas dentro do tempo proposto por meio de serviços de logística estratégica.

Esse é o caso da +Envios, que faz a gestão das entregas para empresas e ainda contribui com a organização de sistemas dentro do varejo, facilitando a vida do lojista e aumentando a satisfação do cliente. Tudo isso para melhorar prazos de entrega e ajudar a loja a crescer. 

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