Quem nunca abandonou um carrinho de compra depois de ver o valor de frete, que atire a primeira pedra! Pois é, muitas vezes o preço cobrado pelo frete é até mais alto do que o da mercadoria. Para os lojistas evitarem esse tipo de problema, é preciso analisar o que está impedindo de oferecer o melhor frete para o cliente.
Diferentes fatores podem influenciar no preço do frete e isso pode tornar o seu negócio mais ou menos competitivo no mercado.
Por isso, é importante saber como apresentar as melhores opções para os consumidores.
Aprenda no texto a seguir como fazer do frete o seu diferencial competitivo.
A importância do frete competitivo
A principal objeção de compra dos consumidores de e-commerce para abandonar o carrinho é a taxa de entrega. Isso se comprova na pesquisa da Moosend, de dezembro de 2020, a qual aponta como o principal motivador da desistência os custos extras altos, entre eles o frete.
Segundo o estudo, no geral, as altas taxas de envio representam cerca de 60% dos carrinhos abandonados.
Por isso é tão importante ter um frete competitivo para o negócio. Isso porque se o potencial cliente colocou a mercadoria no carrinho ou na sacola, o interesse e a vontade de compra são iminentes.
Portanto, tentar dar as condições ideais e o melhor frete não é apenas para agradar o cliente. É uma questão de sobrevivência do próprio e-commerce.
Desta forma, deve-se buscar alternativas que confiram valores atrativos tanto para os consumidores quanto para o orçamento da empresa.
Frete grátis vale a pena?
De acordo com a pesquisa WebShoppers 2020, da Ebit|Nielsen, o frete grátis é a promoção favorita de clientes que consomem por meio de aplicativos. Essa foi a resposta de 83% dos entrevistados. E, deste grupo, 42% tiveram frete grátis na última compra.
Com os dados do estudo, é certo que o frete grátis é realmente um atrativo de compra. Mas é preciso ter cuidado com este tipo de promoção, pois ela, ao mesmo tempo em que atrai clientes, também pode ser uma armadilha para o negócio.
Com o frete grátis, os pedidos da loja online podem aumentar. Mas, com isso, cresce também a necessidade de contratar mais atendentes, de aumentar o estoque, assim como a produtividade e a eficiência, entre outras questões.
Desta forma, é possível que não haja lucratividade, e sim um empate nas finanças. O que aumentará, com certeza, será o trabalho.
Portanto, é importante reforçar que o frete grátis pode influenciar tanto no sucesso quanto no fracasso do negócio.
Como conseguir o melhor frete
É fato que quando alguém abre um negócio, essa pessoa dá o melhor de si para a empresa prosperar. São noites em claro, muitos estudos e mão na massa para que a loja seja rentável.
Contudo, assim como a importância da dedicação do proprietário e de seus colaboradores para o sucesso do negócio, a parceria com outras empresas também é.
Por exemplo, se o empreendimento é especializado em eletroeletrônicos, provavelmente, será indicado contratar uma agência de comunicação para fazer conteúdos e divulgar o negócio na mídia.
O mesmo acontece no caso da logística. Para oferecer o melhor frete para os clientes, o ideal é contratar uma empresa parceira com know how do setor. Grupos especializados em logística inteligente podem analisar o tipo do negócio, quantidade de envios por mês, dimensões da embalagem, peso cúbico etc, para apresentar a melhor opção para o contratante e seus clientes.
Se o lojista tem diversas lojas espalhadas pelo país, por exemplo, a estratégia ship from store pode ser uma opção vantajosa tanto para o negócio quanto para os consumidores. O ship from store geram inúmeros benefícios, entre eles estão:
- Entregas mais rápidas
- Frete mais barato
- Aumento de conversões e vendas
- Aumento da receita
- Diminuição de gastos com logística reversa
- Desoneração de custos de distribuição
Já se o negócio tem apenas uma única loja, a empresa parceira pode ofertar serviços de envio expresso. Com ele, a responsável pela gestão logística utiliza a inteligência e experiência de mercado para entregar no menor prazo e com o menor preço.
Há também serviços como a coleta gratuita, o qual o lojista não precisa se deslocar até a transportadora ou correios para fazer a postagem da mercadoria. Neste caso, a própria empresa parceira faz a coleta personalizada a partir do estoque da loja, no dia e horário combinados.
Com esse serviço, os clientes ganham agilidade nas entregas e o lojista, comodidade no seu dia a dia.
Assim, prestando serviços de qualidade na entrega, se conquista a confiança dos clientes, levando a empresa para o top of mind.
Melhor frete não é só o mais barato
Ninguém duvida que o valor do frete é um diferencial competitivo. Mas, acredite, esse fator não é o único que pode deixar o negócio à frente dos concorrentes e fazer o cliente valorizar a experiência de compra.
Além de bons preços ou a gratuidade nos envios, os consumidores desejam que prazos sejam cumpridos e que se tenha qualidade no transporte. De nada adianta não cobrar o frete e entregar em 24 horas se o produto não chegar intacto nas mãos do cliente.
Portanto, a segurança também é um dos fatores que importam na hora de pensar em como oferecer o melhor frete.
Assim como o valor do frete, a rapidez e a segurança, outros serviços podem ser apresentados como diferenciais que agradarão os clientes. O tracking interativo pode ser um deles.
O tracking é o rastreamento da mercadoria. Com a parceria de empresas especializadas em gestão logística, o rastreio pode ser feito online e em tempo real, com envio de dados pelo WhatsApp. Isso proporciona informação com segurança para o lojista e o consumidor.
Já ter um suporte com pronta resposta é algo que não se costuma levar em consideração, mas que na hora dos imprevistos faz muita falta. Por isso, o atendimento ágil também é um diferencial. E ele se torna ainda mais relevante se for humanizado, solucionando atrasos e demais problemas sem as incompreensões de um robô.
Esses e outros diferenciais competitivos fazem com que a empresa tenha o melhor frete do mercado.
Para obtê-los, entre em contato com a +Envios. Somos uma empresa de gestão logística inteligente. Nosso foco é na inovação e na aproximação do lojista com seus clientes.
Além da economia no frete, gestão completa e coletas gratuitas, a +Envios também tem serviços personalizados que podem se encaixar perfeitamente no seu negócio.
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