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Marketplaces: você sabe como impulsionar seu e-commerce através de estratégia logística?

No último ano, os consumidores tiveram que migrar do físico para o digital. Não que as compras online já não fizessem parte da rotina dos brasileiros. Mas a crise sanitária foi determinante para mudar o comportamento do cliente e de empresas. Isso porque os pequenos e médios negócios se viram impactados pela pandemia e tiveram que recorrer aos marketplaces. E além dos marketplaces, a estratégia logística feita com quem entende do assunto, como a +Envios, também ajudou a impulsionar negócios.

Assim, além da criatividade e capacidade de reinvenção dos lojistas, o comércio eletrônico e o know-how de especialistas no setor logístico foram a salvação para a maioria das empresas enfrentar a crise da Covid-19 e não fechar suas portas.

De acordo com a 9ª edição da pesquisa O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sete em cada 10 empresas vendem utilizando a internet. As plataformas mais utilizadas para comercializar os produtos são o WhatsApp, com 84% de adeptos, seguido do Instagram, com 54% e Facebook, que totaliza 51%.

Conforme observado pela pesquisa, o marketplace se tornou um caminho sem volta. Mesmo que o nosso dia a dia retorne ao normal, a pandemia mudou radicalmente o comportamento do consumidor e, consequentemente, dos empreendedores que agora podem contar com marketplaces e com serviços avançados de logística.

O avanço dos marketplaces no Brasil

A pesquisa do Sebrae revela ainda que apenas 23% dos negócios vendem em sites próprios. Isso quer dizer que os empreendedores buscam plataformas já consolidadas no mercado e com grande capilaridade para o negócio.

Isso ocorre porque os empreendedores colocam na balança os custos de manutenção com o site próprio e a confiabilidade do cliente.

Uma vez que é muito mais fácil ganhar visibilidade em uma plataforma já consolidada no mercado do que fazer o próprio nome.

Assim, com as mudanças dos últimos tempos, é notável que o número de comércios eletrônicos segue em ritmo acelerado e essa crescente deve perdurar por muitos anos ainda.

Alguns especialistas arriscam dizer que esta é a era de ouro para os marketplaces. Além disso, agora é muito mais simples para os e-commerce contarem com o apoio de uma transportadora digital, como a +Envios – que além de uma gestão completa da operação logística, também faz coleta e entrega em todo o Brasil.

Então se você está pensando em lançar sua loja no mundo virtual, essa é a hora!

Como vender mais e melhor em marketplaces?

Vender no marketplace proporciona à marca um alcance infinitamente maior do que ao de uma loja física, na maioria das vezes abrangendo todo o território nacional.

No entanto, para se sair bem nesta modalidade é importante utilizar algumas estratégias de vendas. O Sebrae listou algumas dicas para ajudar lojistas a impulsionarem lojas virtuais.

  • Foque em produtos que você conheça bem;
  • Dê destaque para os produtos que você mais vende. Lembre-se da curva abc de estoque quando usar esta estratégia;
  • Invista em publicidade digital;
  • Tenha um bom planejamento para evitar o estoque parado;
  • Atenda seus clientes com agilidade e atenção;
  • Precifique bem os produtos;
  • Utilize ações para se diferenciar durante as primeiras vendas;
  • Foque no aumento da taxa de conversão;
  • Faça melhor gestão das campanhas
  • Aposte nas datas comemorativas
  • Se você não tiver um site próprio, diversifique as plataformas para a sua loja online, como nos marketplaces do mercado digital.
 

A importância da logística estratégica no marketplace

Para o consumidor brasileiro, a experiência do cliente diante a interação com a marca pode ser, na maioria das vezes, decisiva para gerar um vínculo de fidelidade entre o consumidor e a empresa.

Segundo pesquisa da PwC, uma boa experiência faz os consumidores se sentirem ouvidos, percebidos e valorizados.

  • De acordo com os dados, 73% dos consumidores no mundo colocam a experiência do cliente como um fator importante em suas decisões de compra. Já no Brasil, esse índice é de 89%.
  • 48% dos clientes brasileiros (43% no mundo) aceitariam pagar mais para ter mais conveniência e 36% pagariam mais por um atendimento amigável e acolhedor (42% no mundo).

Dentre os elementos que os brasileiros mais valorizam na experiência do cliente estão a velocidade, a conveniência, o conhecimento e o atendimento.

Neste caso, quando se fala em velocidade, pode-se dizer tanto do atendimento instantâneo quanto da entrega instantânea.

Isso porque mais de 40% dos participantes da Pesquisa Global Consumer Insights da PwC afirmam que pagariam mais para receber suas compras no mesmo dia.

Portanto, contar com uma solução logística de referência no setor, como os serviços que a +Envios oferece, é essencial para manter seu marketplace no topo da lista entre os seus concorrentes.

Especialista em solução logística

Atualmente, existem inúmeras inovações tecnológicas que impulsionam a área de gestão e transporte.

No entanto, para definir qual é a melhor opção para o seu negócio é necessário levar em consideração as particularidades do setor e o tipo de produto comercializado.

Neste sentido, somente um parceiro especializado no tema e com um know how de atuação poderá indicar os benefícios que cada inovação logística oferece e para qual setor ela é indicada.

A +Envios, empresa especialista em serviços de logística estratégica, possui toda a estrutura necessária para indicar as melhores soluções aos clientes e indicar taxas de satisfação de acordo com a preferência de cada setor.

Uma solução para cada tipo de entrega

Existem diferentes tipos de solução logística. Cada uma delas é definida de acordo com a necessidade da empresa. Por isso, é importante estar atento ao mercado para entender o que vale e o que já não vale mais a pena.

É neste momento que entra o parceiro para apoiar na melhor decisão. Dentre as inúmeras soluções existentes no mercado, destaca-se:

  • Ship from store: cada loja se torna um ponto de distribuição
  • Tracking: rastreio da mercadoria adquirida durante todo o trajeto
  • Coleta personalizada: feita por empresas parceiras que fazem a retirada da mercadoria diariamente e de forma gratuita
  • Opções de Sedex e Pac mini

A +Envios conta com essas e outras opções de logística estratégica inteligente!

Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco para conhecer a nossa plataforma de logística inteligente que pode melhorar a performance das entregas do seu negócio.

Aproveite e baixe também a planilha automática para fazer o controle do estoque da sua loja. Com ela todos os valores são calculados automaticamente, basta seguir o tutorial disponibilizado na planilha e preencher alguns campos.

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