Logística integrada como parte essencial do crescimento de empresas

Toda vez que falamos sobre soluções logísticas, muitas pessoas resumem esse serviço ao ato de fazer entregas. No entanto, o conceito vai além. Tão além que muitas empresas já conhecem e estão se beneficiando de parcerias com organizações que oferecem a logística integrada.

Como o nome já sugere, esse processo nada mais é do que a integração de todo um processo logístico. Da coleta do produto até o ato de chegar nas mãos do consumidor. Por meio de sistemas e soluções inteligentes, é possível o gerenciamento das informações ao longo da cadeia de suprimentos.

A logística integrada é de grande importância tanto para o bom funcionamento de uma empresa, quanto para a satisfação de clientes. Isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos a empresas que oferecem bons serviços e, de quebra, preços baixos.

Com a integração das etapas da cadeia de suprimentos, acontece o seguinte processo:

  • A organização está preparada para aumentos sazonais da procura pelos produtos da sua empresa;
  • Com isso, o tempo entre o pedido realizado e a entrega é reduzido de forma bastante considerável;
  • Eficiência e preços competitivos deixam clientes satisfeitos;
  • Dessa forma o valor da sua marca fica cada vez mais elevado e ganha autoridade.

Quer saber mais sobre logística integrada e como ela pode beneficiar sua empresa e melhorar seus negócios? Então siga neste artigo.

Logística integrada e suas principais áreas

Como já foi citado no início do texto, quando falamos em logística, principalmente quando ela é toda integrada, não estamos falando apenas do processo de distribuição e entrega. Falamos aqui de diversas áreas que precisam funcionar bem para que o produto chegue da maneira mais segura e rápida aos consumidores. Essas áreas são:

Administração de materiais

Essa área é focada no gerenciamento das compras, nos fluxos de insumos e de matéria-prima. Esse setor é o responsável por negociar com:

Movimentação de materiais

Com o intuito de reduzir falhas e evitar desperdícios, esse setor é responsável pelo abastecimento dos produtos e insumos na linha de produção. Essa área envolve:

  • Otimização;
  • Planejamento;
  • Segurança;
  • Padronização;
  • Automação.

Distribuição física

Essa área da logística integrada é a que fica responsável pelo trajeto entre a empresa e o cliente final. Esse setor envolve a gestão de:

Benefícios da logística integrada

Além da otimização de processos e do aumento da satisfação de clientes, a logística integrada também oferece vantagens mais específicas para as empresas. Esses benefícios incluem:

  • Aumento da lucratividade: com um planejamento de gastos e otimização de processos é possível manter um caixa equilibrado e elevar os lucros da sua empresa;
  • Reduzir custos: a logística integrada, em seus processos, consegue ver falhas e operações. Ao identificar essas falhas é possível corrigi-las e assim ir reduzir gastos;
  • Competitividade fortalecida: com uma cadeia de suprimentos eficiente e produtiva sua empresa consegue fortalecer sua marca cada vez mais.
  • Diminuição de falhas: além da identificação de falhas, o trabalho de logística integrada também aponta medidas corretivas, prevê riscos e ajuda em ações preventivas.

Conte com a Mais Envios

Pensando em você e nos seus negócios, a Mais Envios, empresa especializada em gestão logística, oferece serviços que atendem desde a pequena até a grande empresa. Nossos serviços são de grande valia para lojas virtuais e até mesmo escritórios.

A Mais Envios ajuda a ganhar agilidade ao centralizar a gestão de envio. Tudo isso a um custo mais interessante e com suporte para o que o cliente precisar. Além disso, também há a oferta de serviços de:

Conte com a Mais Envios e tenha a disposição da sua empresa serviços logísticos eficazes e de qualidade. Entre em contato.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

CADASTRE-SE
PARA RECEBER
MAIS INFORMAÇÕES

Leia também