inovação em logística

Inovação em logística: veja por que ficar atento às novidades e confira algumas delas

O mundo muda a todo momento e, com a ajuda da tecnologia, isso fica ainda mais perceptível. Se o dia a dia já se torna mais prático com cada inovação criada, imagine só o que é possível fazer quando essa novidade é aplicada ao trabalho. Por essa razão, a inovação em logística é uma das áreas que mais cresce, já que atende diversos setores e faz toda a diferença na produtividade da empresa.

Gestores que não estão atentos ao que há de inovação em logística correm o risco de ficarem para trás no mercado. Saiba porque o tema é tão importante, como estar por dentro das novidades e o que está por vir!

Inovação em logística

Processos cada vez mais automatizados e otimizados: esse é o que se espera do futuro. O desenvolvimento de diversas tecnologias mostram que esse é o caminho a se seguir quando se fala de mercado ou de vida pessoal.

Isso porque a inovação, por si só, remete a mudança positiva. É uma nova forma de pensar e imaginar o futuro, com ideias que resolvem problemas e tornam as tarefas do dia a dia menos trabalhosas.

E acredite, a inovação pode ser aplicada a tudo. Inclusive na logística! Por isso, algumas empresas como a +Envios, por exemplo, utilizam inúmeras tecnologias que prometem alavancar diferentes processos e potencializar ganhos nos próximos anos em todos os setores, mas, principalmente, no de bens de consumo.

De acordo com a PwC Brasil, algumas tecnologias emergentes são essenciais para o futuro de todos os mercados e merecem atenção. Algumas delas são:

Inteligência artificial: análise de dados, construção de padrões, maior rapidez nos processos. É isso que a IA promete trazer para praticamente todos os processos nos próximos anos, conseguindo muito mais agilidade para a logística.

Blockchain: maior segurança e controle da linha de suprimentos, além de transações certificadas e confiáveis. A tecnologia blockchain chega para aumentar a segurança e a confiabilidade, reduzindo custos e etapas.

Internet das coisas: com essa tecnologia, o mundo físico e virtual estarão mais integrados, promovendo agilidade e praticidade na hora de comandar estoques, organizar sistemas e registrar transações.

Todas essas tecnologias já estão presentes em diversos sistemas muito utilizados pelo mercado. Por isso, é importante manter-se atualizado com as novidades e serviços que as utilizam.

Como levar inovação em logística para a sua empresa

Estar atento às novidades é característica importante para gestores de qualquer área. 

Já quem trabalha ou necessita de serviços de logística precisa estar atento ao que há de mais novo no mercado, buscando sempre soluções para tornar o trabalho mais ágil e eficaz.

Para isso, é essencial estudar sobre o mercado e se aprimorar. Além de preparar os funcionários para aprenderem mais sobre as tecnologias que estão por vir.

Algumas maneiras de conseguir levar inovação para a empresa é:

●     investir em capacitação tecnológica para os colaboradores;

●     estar aberto à sugestões e ideias para melhorar processos;

●     ter uma equipe com diversidade para que ideias novas surjam;

●     montar uma equipe de inovação para pesquisar sobre o que há de novo;

●     investir em estudo e desenvolvimento dos funcionários.

Ser uma empresa inovadora exige esforço, pesquisa e estudo, mas nada disso adianta se as boas e novas ideias não foram aceitas no dia a dia do trabalho. Portanto, esse é o primeiro passo para que sua empresa tenha inovação em logística e outros setores.

O presente e o futuro da inovação em logística

O futuro guarda inúmeras mudanças em muitos aspectos da vida das pessoas. Por isso, quando falamos em inovação em logística, isso não seria diferente. São inúmeras tecnologias e sistemas que prometem mudar a forma como a logística é pensada, tornando os processos cada vez mais automatizados e eficazes.

Confira algumas das ideias de inovação em logística que já existem hoje e outras para os próximos anos!

Ship from store 

Sistemas de estoque integrados prometem uma entrega muito mais rápida e um consumidor mais feliz. Tudo isso é possível graças ao ship from store, que transforma cada loja em um ponto de distribuição para os clientes. Isso reduz custos, aumenta a produtividade e melhora a satisfação do cliente.

O sistema utiliza da tecnologia para garantir uma maior controle do estoque, que é dividido em diversas partes em vez de ficar concentrado em um centro de distribuição maior. Além disso, a robótica e automatização permitem maior rapidez nesse processo.

Same day delivery

Outra tendência que já ganha cada vez mais força no Brasil e no mundo são as entregas super-rápidas, no mesmo dia do pedido.

Impulsionada pela pandemia da Covid-19, essa logística exige rapidez e eficácia em todos os pontos da cadeia, desde o local do pedido até o processo de entrega.

Para isso, tecnologias como inteligência artificial (que prevê produtos que serão comprados e ainda ajudam no controle de estoque) e robótica estarão cada vez mais presentes dentro dos sistemas de logística.

Uso de drones

A ideia parece futurista, mas já faz parte da realidade. A Amazon, referência quando se fala em logística de entrega em todo o mundo, foi uma das primeiras marcas a utilizarem a entrega por drones.

A tecnologia também é vista como uma das mais importantes para o futuro e foi utilizada pela loja para ir em locais com muita concentração urbana e trânsito, o que antes atrasava as entregas.

Para utilizá-la, é preciso ter um bom sistema de rastreamentos e de estoque, para que a entrega seja feita de forma rápida e sem erros.

Lockers

Outra inovação bastante utilizada fora do Brasil e que vem ganhando espaço por aqui são os lockers, ou armários.

Com clientes receosos de entrar em locais fechados durante a pandemia do novo coronavírus, lojas e shoppings centers estão apostando em armários digitais como uma forma de entrega rápida e sem contato humano.

Além de tecnologias de segurança, para usar essa inovação em logística é preciso ter agilidade na hora de separar e preparar o pedido, o que pode ser ajudado com a robótica e outros elementos de automação.

Análise de dados

A partir de sistemas de análise de dados é possível otimizar inúmeros processos dentro da logística. Melhorar o controle de estoque, registrar entradas e saídas e automatizar processos de análise manual são alguns deles.

Por exemplo, o próprio sistema pode projetar a necessidade de algum item. Assim como ele pode indicar quais estão com problemas de saída ou perto do prazo de validade, por exemplo.

Muitos sistemas já existentes são capazes de fazer tudo isso, mas a Inteligência Artificial pode tornar todos esses processos muito mais rápidos e certeiros, diminuindo erros humanos do processo e otimizando o trabalho.

Terceirização de processos

Para investir em inovação em logística não é preciso desdobrar a empresa, criar novos setores e aumentar custos com funcionários e colaboradores. Uma estratégia tanto financeira quanto de logística é a contratação de companhias com inteligência avançada em algum setor.

Empresas especializadas em logística, por exemplo, conseguem utilizar as tecnologias e as ideias de inovação de forma mais qualificada, já que conseguem focar em apenas uma área de serviços e oferecer o melhor naquele sentido.

Dessa forma, se você quer levar inovação em logística para sua empresa, vale a pena pesquisar sobre os benefícios que a terceirização desse trabalho pode trazer para o seu negócio. Isso garante mais resultados e economia de tempo e de dinheiro.

A +Envios e a OmniEnvios são empresas que oferecem serviços de logística sempre alinhados com o que há de mais novo no setor. Conheça alguns de nossos serviços!

Quer alavancar as vendas da sua loja e-commerce? Faça o download gratuito do nosso Calendário 2021 com diversas datas importantes para você trabalhar campanhas personalizadas.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

CADASTRE-SE
PARA RECEBER
MAIS INFORMAÇÕES

Scroll Up

Fale conosco