QUEM SOMOS
LOGÍSTICA
NEGÓCIOS
MARKETING
CASES
E-COMMERCE

LOGIN

Como se destacar e oferecer um frete competitivo em tempos de alta do e-commerce

O valor do frete ainda é um grande vilão quando falamos em abandono de carrinho e jornada de compra interrompida. Esse é um dos maiores entraves nos processos logísticos. Por isso, oferecer um frete competitivo é diferencial para quem busca alavancar suas vendas.

De acordo com uma pesquisa deste ano, realizada pela Omni Envios e a plataforma E-commerce Brasil, 68% dos entrevistados destacam os preços altos de fretes como grande vilão em vendas.

A pesquisa aponta que os custos do frete se mostram como principal fator que impede o negócio de atingir mais rentabilidade. O verdadeiro bicho papão de lojistas e clientes.

Oferecer um valor mais acessível de frete virou questão de sobrevivência. No entanto, sabemos que a solução não é apenas reduzir o valor e esperar a mágica acontecer. Para oferecer preços melhores é preciso saber onde trabalhar, o que fazer e com quais parceiros pode contar.

Quer saber mais sobre frete competitivo, sua importância e como oferecer isso ao cliente de forma que não vá te causar prejuízos? Então siga conosco neste artigo.

Ter um frete competitivo é tão importante assim?

Como já foi citado anteriormente, os altos preços de frete estão entre os principais motivos que fazem o usuário abandonar o carrinho e não realizar uma compra. Por isso, sim, ter um frete competitivo faz toda a diferença.

Segundo uma pesquisa de dezembro de 2020 da Moosend o maior motivador de desistência de um carrinho de compras são os custos extras elevados. Isso inclui e destaca o frete. As altas taxas desse serviço representam cerca de 60% dos carrinhos abandonados.

Um número bem significativo, não é mesmo?

Oferecer um valor de frete competitivo não é mais apenas um atrativo para o cliente, mas questão de sobrevivência mesmo. Ao conseguir oferecer um valor mais acessível, as vendas vão começar a subir.

Isso porque, se o cliente está com produtos no carrinho é sinal de que ele está com a intenção de finalizar a compra. No entanto, no menor sinal de dificuldade ou grandes preços, ele desiste. Com um preço reduzido de frete, a história será outra.

Frete grátis nem sempre é a solução (ou possível)

Quando falamos em frete competitivo, algumas pessoas podem pensar sumariamente “frete grátis é melhor”. Entretanto, quem trabalha com e-commerce e acompanha mais sobre os trâmites logísticos sabe que não é bem assim.

Alguns fatores que influenciam o valor do frete são:

  • Peso real da encomenda;
  • Peso cúbico;
  • Distância que o pacote irá percorrer (CEP de origem + CEP de destino);
  • Dimensões da embalagem (altura, largura e comprimento);
  • Modalidade de entrega (normal ou expressa).

Tudo isso gera um custo para a operação. Para oferecer um frete gratuito seu e-commerce precisar arcar com todas as despesas, isso pode causar prejuízo.

Além disso, quando uma loja virtual oferece frete de graça a tendência dos pedidos de encomenda é aumentar rapidamente. Com isso, se você não tem um parceiro logístico que dê conta do serviço, as entregas vão atrasar e a experiência do cliente será ruim.

Por isso, é preciso muito cuidado na hora de, ao tentar oferecer um valor de frete competitivo, oferecer frete grátis. Essa conta pode ficar muito cara para o seu negócio.

Como ter um frete mais competitivo

Para oferecer uma taxa mais acessível desse serviço é preciso se atentar a alguns fatores e tomar boas decisões. Mas não se preocupe, segue abaixo algumas dicas de como ter um frete mais competitivo.

  • Incentive a comprar mais para que o valor do frete diminua: invista em promoções, kits de produtos, brindes e ofertas de produtos para datas comemorativas. Deixe claro para o cliente que quanto mais ele compra, menor fica o valor do frete;
  • Tenha boas parcerias com transportadoras: é necessário o apoio de uma empresa especializada no segmento. A Mais Envios, por exemplo, tem parceria com Correios e outras transportadoras, o que viabiliza um leque de possibilidades para os clientes em diversas regiões do país;
  • Fique atento com a tabela de frete: essa dica de frete competitivo tem ligação com o último tópico. Ao ter apoio de uma empresa especializada em soluções logísticas, suas opções de transportadoras aumentam e com isso você pode negociar a tabela de frete.
  • Tenha um planejamento logístico inteligente e estratégico: muitos são os fatores que podem influenciar na hora de calcular o frete. Por isso, um planejamento logístico pode otimizar esse e outros processos para que você consiga oferecer um frete competitivo, mas de forma correta e que faça sentido para os seus negócios;
  • Aproveite o ship from store: com ele, são adotados pontos de coleta nos quais o consumidor pode fazer a retirada do seu pedido quando for mais conveniente. Com a integração de estoque os produtos chegam mais rápido. O ship from store possibilita a redução de aproximadamente 40% do valor do frete.

Conte com a Mais Envios

A Mais Envios é a empresa certa que vai ajudar seu e-commerce a oferecer um frete competitivo e se consolidar nas vendas. Além dos serviços citados acima, como o ship from store, você também pode contar com:

  •  Coleta gratuita;
  • Gerador de etiquetas;
  • Integração dos pedidos;
  • Desembaraço de cargas;
  • Rastreamento em tempo real;
  • Logística reversa.

Conte com a Mais Envios e tenha a disposição da sua empresa serviços logísticos eficazes e de qualidade. Entre em contato.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
PrevANTERIOR

CADASTRE-SE
PARA RECEBER
MAIS INFORMAÇÕES

Leia também

Facebook Instagram Linkedin Youtube Whatsapp
  • Avenida Sagitário, 138, sala 404 Barueri - SP
  • contato@maisenvios.com.br
  • (11) 94045-1642
  • EMPRESAS DO GRUPO
  • BLOG
  • CONTATO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TRABALHE CONOSCO
  • PARCEIROS
Distrito
BUY 2 BUY SERVICOS E NEGOCIOS EIRELI - 31.521.563/0001-59
Scroll Up