Extravio de encomenda: saiba como evitar esse transtorno

Nada pode ser mais frustrante para quem está esperando seus produtos do que o extravio de encomenda. É um balde de água fria em quem espera, em quem enviou. Ou seja, uma dor de cabeça burocrática daquelas!

O que fazer para evitar essa situação? Como evitar o extravio? De quem é a culpa? Como agir quando esse problema acontecer? Por mais que a culpa não seja do lojista, é essencial que você esteja preparado para essas situações. E, o melhor, saber o que fazer para evitar que isso ocorra.

Siga neste artigo e saiba como evitar o transtorno do extravio de encomenda.

Por que o extravio de encomenda acontece?

Mesmo com diversas inovações todos os anos na área de logística, o extravio ainda é um problema que os e-commerces precisam lidar. Alguns em larga escala e outros em menor. Os motivos para que isso aconteça são os mais diversos, entre eles podemos listar:

Endereço errado e/ou incompleto

Na hora de cadastrar o endereço, pode acontecer de o usuário errar os dados. Com isso, é possível que a encomenda seja extraviada ou vá para o lugar errado. Por isso, é muito importante que ao preencher os dados a atenção seja redobrada.

Erros ou falhas de logística

Esse fator também conta como um dos principais motivos de extravio de encomenda. Problemas em processos e desorganização de Correios e transportadoras podem fazer com que o pacote se perca. Por isso, quando acontece é culpa exclusivamente da instituição.

Roubos

Pode acontecer de encomendas serem roubadas no caminho do seu destino. Há cidades em que as entregas não são feitas por serem consideradas áreas de risco. Isso porque, incidentes como roubo de carga podem acontecer.

Além disso, também entra nessa lista os roubos que podem acontecer dentro da própria agência de Correios e de transportadoras. Pode acontecer de ter funcionários mal intencionados.

Imprevistos de força maior

Nesse caso podemos incluir acontecimentos como incêndios, enchentes e coisas que podem destruir o local com tudo dentro. Quando isso acontece o prejuízo é para diversos e-commerces, consumidores finais e para a própria transportadora.

Como evitar o extravio de encomenda

Pelo fato dos motivos de extravio serem os mais diversos, é preciso se resguardar de todos os lados. Por isso, ao enviar uma encomenda, procure tomar algumas medidas como:

Vale destacar que essas medidas ajudam não apenas a evitar que o extravio de encomenda aconteça. Mas também resguardam o lojista de outros problemas – e, caso haja extravio, acelera o processo de recuperar a encomenda.

O que fazer se a encomenda extraviar?

Para o lojista que tem seguro, quando há o extravio de encomenda, os Correios e transportadoras oferecem uma indenização. Entretanto, se não há seguro, a indenização não é integral.

Já quando o motivo do extravio de encomenda for roubo é preciso que você tome algumas atitudes como:

  • Boletim de ocorrência;
  • Registro de queixa nos Correios e transportadoras;
  • Acionamento do Procon;
  • Procura por Juizado Especial Federal.

Lembrando que para tomar qualquer uma dessas atitudes é importante ter todos os comprovantes em mãos. Portanto sempre tenha documentos como nota fiscal, histórico de venda, valor do produto, comprovante da postagem etc.

A culpa não foi sua, mas é preciso assumir responsabilidade!

Mesmo que a culpa do extravio de encomenda não tenha sido do e-commerce, é a marca que o cliente vai torcer o nariz e perder a confiança (e a paciência).

O papel do gestor é ser o mais transparente possível com o cliente. Explicar o ocorrido e o atual cenário. Isso faz com que o consumidor final não perca a confiança no e-commerce.

É importante que o lojista deixe o cliente escolher entre o reenvio da mercadoria (com o frete grátis) ou o reembolso integral. Portanto, o consumidor sabe que pode contar com a marca e, mesmo com imprevistos, ela se mostra disposta a ajudar.

Com a +Envios extravio de encomenda NÃO é problema!

Quem trabalha com a +Envios não tem dor de cabeça quanto ao extravio de encomenda. Isso porque há uma inteligência logística e sistêmica com monitoramento em tempo real!

A +Envios oferece sistemas e desembaraço de carga que dão mais efetividade (e confiança) ao serviço prestado. Com isso, o lojista e o consumidor final podem ficar tranquilos, porque a encomenda vai chegar.

O funcionamento dessa inteligência é assim: quando um objeto é enviado e ele sofre qualquer tipo de atraso, o sistema de monitoramento da +Envios faz uma abertura de PI (Pedido de Informação). Assim que essas informações chegam, são enviadas ao lojista pelo WhatsApp de forma instantânea.

Tais informações permitem com que a empresa atue manualmente e de forma mais ágil. Com isso, a encomenda pode ser reintegrada ao caminho mais rápido! Ou seja, menos atrasos e redução das chances de extravio.

Esse monitoramento ativo também informa quais objetos estão aguardando retirada, lugares onde os correios não entregam em domicílio, áreas de risco etc. Essas informações também são passadas por WhatsApp ao lojista. Dessa forma ele avisa seu consumidor final e evita que o objeto seja devolvido.

Conte com a +Envios

Além de contar com tecnologias e inovações como essa citada acima, os parceiros da +Envios podem contar também com um serviço completo e seguro! Serviços de coleta gratuita, tracking, desembaraço de cargas, logística reversa e muito mais!

Conte com a +Envios e tenha uma inteligência logística de qualidade e confiança.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

CADASTRE-SE
PARA RECEBER
MAIS INFORMAÇÕES