entrega no mesmo dia

Entrega no mesmo dia: a atuação da logística estratégica para envios mais ágeis

Cada vez mais o consumidor busca por comodidade e agilidade nas compras feitas pela internet. E mesmo comprando no e-commerce, o cliente procura a imediatez que teria em uma loja física, ou seja, adquirir um produto e contar com a entrega no mesmo dia da compra.

Uma pesquisa realizada pela PwC Brasil corrobora com a afirmação acima e indica que 64% dos consumidores brasileiros aceitam arcar com os custos de uma entrega mais rápida ou no mesmo dia. Já 11% das pessoas entrevistadas pagariam mais para receber seus pacotes uma ou duas horas após a compra.

Os dados apontam que, com o aumento das expectativas dos clientes, as empresas terão que priorizar as entregas para se tornarem ainda mais competitivas e oferecer uma jornada completa ao consumidor.

Entrega no mesmo dia

Diferentemente do que muitos pensam, a entrega da mercadoria no mesmo dia não é uma exclusividade das grandes redes ou dos maiores marketplaces do país.

Enviar o produto ao cliente em pelo menos 24 horas também pode ser uma realidade para pequenas e médias empresas.

Mas para isso, é necessário contar com uma empresa de inteligência logística e operacional, assim como a +Envios.

Para atender às novas exigências, a área de logística vem se especializando com frequência e apostando em tecnologia de ponta para oferecer a melhor solução de entregas para negócios de diferentes portes e segmentos.

Entrega ágil e estratégica

Contar com serviços estratégicos de logística é fator determinante para o sucesso de qualquer e-commerce.

Além disso, com o aumento das compras online, é imprescindível apostar em uma entrega que atenda às expectativas para fidelizar o cliente.

Atualmente, a compra a um clique está em constante expansão. Segundo dados da Ebit Nielsen, somente no primeiro semestre de 2020, as vendas online no Brasil movimentaram 38 bilhões de reais. As cifras indicam 12 bilhões de reais a mais que no mesmo período de 2019.

Com o aumento da demanda, surgem também as inovações na área logística para facilitar as operações de transporte e distribuição. Isso porque quanto mais rápida for a entrega da compra do consumidor, maior será a fidelidade do cliente.

Mas, além do tempo que o produto percorre para chegar até o consumidor, é importante também levar em consideração as condições em que ele é entregue, independentemente se for uma entrega no mesmo dia ou com um prazo maior.

Portanto, uma entrega estratégica é composta por diferentes etapas. Entre elas estão a disponibilidade da mercadoria, a experiência de compra, o controle de estoque e a embalagem. Assim como o envio, o frete e a devolução, por meio de uma logística reversa inteligente, quando necessário.

E para que cada fase deste processo ocorra perfeitamente, é imprescindível contar com transportadoras especializadas na área, já que elas possuem know-how para atuar com excelência nos diferentes processos, trazendo qualidade e economia no setor logístico da empresa contratante.   

Logística no e-commerce brasileiro

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e ComSchool, divulgada em 2019, apontou que 65,9% dos gastos logísticos são direcionados para o frete, e os demais, cerca de 34,1%, se dividem entre despesas com armazenagem (23%) e manuseio (14,8%).

Portanto, a logística ainda é um fator determinante para o sucesso do comércio eletrônico.

Diante deste panorama, algumas empresas já identificaram que é essencial ter mais de uma opção quando o assunto é fornecedores. De acordo com o Sebrae, as lojas virtuais utilizam, em média, 2,6 transportadoras diferentes. 

E quanto mais integrada for a plataforma do parceiro logístico, maiores as chances de melhorar prazos de entregas. O envio é uma parte essencial na compra online e ele conta com um minucioso passo a passo.

Com a +Envios, é possível oferecer ao cliente uma jornada completa, com entrega personalizada, agilidade e zero burocracia.

O mapa de serviços a ser considerado inclui desde a coleta gratuita da mercadoria, passando pelo gerador de etiquetas, integração dos pedidos, tracking, desembaraço de cargas até a logística reversa.  

Logística reversa

Um dos pontos mencionados acima e que requer bastante atenção é a logística reversa.

Assim como quando se compra o produto, mesmo que não haja entrega no mesmo dia, espera-se recebê-lo o quanto antes. E o mesmo ocorre quando é necessário trocar a mercadoria.

Diante disso, para operacionalizar a logística reversa, é importante contar com um parceiro que disponibilize um sistema inteligente para a realização de todo esse processo.

Além disso, outro ponto que é avaliado positivamente pelos consumidores é o de rastreamento da mercadoria, o conhecido tracking.

Dessa forma, o cliente conseguirá acompanhar em tempo real a localização do produto adquirido. E isso pode ocorrer na primeira compra ou quando há a solicitação da troca de mercadoria.

Quem deve trabalhar lado a lado nesta etapa é a gestão do back office no e-commerce. O resultado de todo o trabalho orquestrado é mostrado em estudos que apontam que um dos fatores que asseguram a fidelização e indicação de uma loja por parte dos consumidores é também a rapidez em organizar a logística reversa.

Se quiser saber mais sobre logística reversa, faça o download gratuito do e-book sobre logística reversa. Nele você vai enteder o porquê esse processo é tão importante para as empresas. 

Inovação e tecnologia

De olho no futuro do varejo digital, muitas empresas têm explorado novos segmentos e apostado em diversos tipos de envios, desde lockers a drones, por exemplo.

A entrega no mesmo dia ou o desejo de receber rapidamente o produto comprado de forma digital coloca o brasileiro à frente da média dos consumidores globais quando o assunto é inovação na entrega.

Segundo a pesquisa da PwC, mencionada acima, 25% dos brasileiros entrevistados afirmaram que considerariam receber o produto adquirido por meio de drone. Já quando a pergunta foi feita para clientes de outros países, apenas 16% disseram confiar neste meio de transporte.

Mas enquanto o drone não é uma opção para todas as empresas, desenvolver e refinar os recursos já existentes e que estão ao alcance de todos é uma forma de garantir a agilidade das entregas atendendo a estratégia do dia a dia.

Para contar com todos esses serviços, basta contatar a +Envios, que faz a gestão das entregas para empresas e auxiliar com a organização de sistemas no varejo.

Dessa forma, o empreendedor pode focar em temas mais estratégicos para o negócio e deixar os serviços de logística para um parceiro experiente.

Conheça os serviços de inteligência logística e operacional da +Envios e da Omni Envios.

Um dos destaques para a entrega no mesmo dia é o serviço Same Day, o qual é possível investir um preço único para que as entregas cheguem no mesmo dia dentro da cidade.

Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos melhorar a performance das entregas do seu negócio.

Aproveite e baixe também o infográfico com informações riquíssimas sobre como reduzir custos com a logística em lojas físicas e virtuais. 

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