Saiba como economizar no frete e melhorar a performance do seu e-commerce

O preço do frete é um dos maiores desafios dos lojistas, ainda mais com o aumento de compras online com a pandemia. Por isso, saber como economizar no frete é fundamental para quem deseja alavancar e consolidar seu e-commerce.

O motivo para que o valor do frete seja repassado e/ou dividido com o cliente é simples. Segundo um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o valor do frete segue como o maior responsável por custos logísticos no Brasil. Essa taxa representa 62% do valor total.

Por isso, ao repassar esse valor aos clientes o resultado é só um. Aumento de preços, o que faz com que os usuários desanimem de comprar e, consequentemente, há a queda no número de vendas. Abaixar o valor do frete é uma das saídas mais seguras. Mas como?

Quer saber mais sobre como economizar no frete? Então siga conosco neste artigo.

Quanto maior o valor da compra, menor o valor do frete

Essa dica para economizar no frete é uma das mais básicas e das mais efetivas. Quanto mais um usuário comprar, mais será possível diminuir o frete para esse cliente.

A conta parece simples, então como fazer os visitantes comprarem mais no seu e-commerce?

  • Faça kits de produtos, com coisas do segmento, produtos que se completem, de preferência;
  • Invista em promoções e deixe-as em destaque na sua loja virtual;
  • Ofereça brindes para usuários que comprarem um valor mínimo no e-commerce;
  • Tenha promoções especiais para datas comemorativas.

Vale destacar também que além dessas ações citadas acima para economizar no frete, o trabalho de aumentar as vendas é constante.

Então vale muito a pena investir forte em marketing para que seu e-commerce aproveite da melhor forma todas as estratégias de vendas.

Faça boas parcerias com transportadoras

Para dar conta de todo o serviço de logística, não apenas a questão de economizar no frete, é necessário o apoio de uma empresa especializada no segmento. Isso porque, com uma organização focada em soluções logísticas, você pode ter acesso a boas parcerias com transportadoras.

A Mais Envios, por exemplo, tem parceria com os Correios e outras transportadoras. Por isso, nossos clientes podem contar com um leque de possibilidades para entregas em diversas regiões, com ótimos prazos e em qualquer lugar do Brasil.

É importante levar em consideração essa questão, pois há empresas que possuem parcerias com poucas transportadoras. Isso faz com que suas opções sejam limitadas e o preço do frete não seja bom e competitivo para atrair e fidelizar mais clientes em seu e-commerce.

Atenção com a tabela de frete

Essa dica de como economizar no frete tem bastante ligação com o tópico anterior. Ao ter o apoio de uma empresa especializada em soluções logísticas, suas opções de transportadoras aumentam e com isso você pode negociar a tabela de frete.

No entanto, na hora de negociar é preciso ter atenção. Não vale tudo para economizar no frete – no fim, o barato pode sair caro. Por isso, ao comparar preços e escolher a melhor opção é preciso levar em conta coisas como:

  • Segurança no transporte;
  • Credibilidade da empresa;
  • Locais que a transportadora chega.

Neste momento, a pesquisa é fundamental. Mais do que economizar no frete, é essencial que seus clientes recebam sua mercadoria com segurança e no menor tempo possível.

Não abra mão de um planejamento logístico de qualidade

Essa dica engloba, basicamente, os tópicos anteriores. Ter o apoio de uma empresa que entrega soluções logísticas com qualidade é fundamental para questões que englobam o transporte de modo geral.

Muitos são os fatores que podem influenciar na hora de se preocupar com frete. Por isso, um planejamento logístico pode otimizar essa parte e muitos outros processos para que você consiga economizar no frete de forma correta e que faça sentido para os seus negócios.

Além disso, com o planejamento é possível aplicar duas coisas que fazem a diferença na hora de economizar no frete. É o ship from store, que vem com o conceito de omnicanalidade na distribuição.

Com esses recursos a entrega de produtos não precisa ficar restrita a um ponto só. São adotados pontos de coleta nos quais o consumidor pode fazer a retirada do seu pedido quando for mais conveniente para ele.

Economizar no frete com o ship from store é o caminho! Isso porque esse recurso possibilita a redução de aproximadamente 40% do valor do frete.

Conte com a Mais Envios

A Mais Envios é a empresa certa que vai ajudar seu e-commerce a economizar no frete e se consolidar nas vendas. Além dos serviços citados acima, como o ship from store, você também pode contar com:

  • Coleta gratuita;
  • Gerador de etiquetas;
  • Integração dos pedidos;
  • Desembaraço de cargas;
  •  Logística reversa.

E aproveitando que você está por aqui, que tal baixar de graça a nossa planilha de controle de estoque.

Nela todos os valores são calculados automaticamente, basta seguir o tutorial disponibilizado na própria planilha.

Aproveite!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

CADASTRE-SE
PARA RECEBER
MAIS INFORMAÇÕES