Saiba mais sobre e-commerce de livros e as expectativas para o fim de ano

Assim como muitos produtos, os livros também passaram a ser grandemente comprados (e até mesmo consumidos) de forma online. Com quase dois anos de cenário pandêmico, o consumidor passou a frequentar mais o e-commerce de livros.

Da mesma forma que diversas lojas virtuais, as que vendem livros também tiveram desafios e estão se adequando a esse tsunami que foram as vendas online como principal opção do consumidor.

Uma pesquisa de 2020, do Instituto Locomotiva, já evidenciou que 50% dos entrevistados que frequentavam livrarias falaram que não fazem mais questão de ir às lojas físicas. Isso significa que mesmo com o retorno do comércio físico, a tendência é que o e-commerce de livros ainda seja muito usado.

Quer saber mais sobre os desafios do e-commerce de livros, alternativas de como superá-los e as expectativas de vendas para esse fim de ano? Então siga neste artigo.

Desafios para livrarias virtuais

Segundo Andreia Sales Batista – Co-founder Jefte livros/Curta livros, um dos maiores  desafios atualmente é “a grande concorrência, principalmente de vendedores que não pertencem ao ramo livreiro”. Com o crescimento de compras online, muitos consumidores acabam tendo várias ofertas de lojas virtuais que não necessariamente são e-commerce de livros.

Além disso, outra questão ressaltada por Andreia é “manter a fidelização do cliente quando a concorrência se mostra desleal”. Conquistar a confiança dos consumidores é um desafio para quase todos os segmentos. A Curta Livros enfrenta esses obstáculos das seguintes formas:

  • Oferta de um bom serviço;
  • Produtos a preços e fretes competitivos;
  • Trabalho com exclusividade (em alguns casos);
  • Atendimento personalizado.

Mudança no público de e-commerce de livros?

Com a pandemia, primeiramente, houve um momento de incertezas em relação ao público do e-commerce de livros. Andreia Sales Batista afirma que houve uma estagnação momentânea. “No entanto, aos poucos, essa paralisação foi substituída por uma maior procura de livros online”, completa a lojista.

Isso se deve ao fato das facilidades de comprar e consumir livros de forma online. E essas vantagens incluem:

  • Comodidade de comprar no conforto da sua casa;
  • Comparações com outros e-commerces;
  • Descontos e lojas virtuais que oferecem programas de fidelidade.

Mas vale ressaltar que mesmo com toda a facilidade da compra online, os consumidores estão, sim, retornando às lojas físicas.

“Mesmo com todos os cuidados na loja física, os clientes estão retornando aos poucos, até por isso, a venda online é bem importante”, destaca Andreia. Com isso, é essencial se atentar aos cuidados com os dois espaços, o físico e virtual. Eles precisam falar a mesma língua.

Expectativas para vendas nos próximos meses

A Co-founder da Jefte livros/Curta livros explica que a expectativa é muito positiva para novembro e dezembro. “Esperamos um aumento de 30% a 40% nas vendas, principalmente com o evento do Black Friday e com a volta às aulas, o que deve se estender para as compras de Natal”.

E não é apenas a área de e-commerce de livros que está com a expectativa alta para as vendas neste fim de ano. Com o fim das restrições e a reabertura integral do comércio físico, os lojistas esperam recuperar o fôlego de vendas com os eventos citados acima.

Além disso, agora que os consumidores se adaptaram a comprar online, a tendência é que eles movimentem os dois negócios, tanto o físico, quanto o virtual. Por isso, pensando nessas datas comemorativas que prometem movimentar bastante o comércio, confira algumas dicas:

  • Crie promoções especiais para cada data comemorativa;
  • Ofereça descontos em produtos mais procurados;
  • Analise os dados de venda do período para melhorar as próximas estratégias;
  • Veja as tendências e aplique da melhor forma no seu e-commerce de livros.

Mas lembrando sempre que essas dicas e outras que surgem no mercado, só devem ser aplicadas se elas fizerem sentido para o seu negócio. Reforçamos sempre por aqui que de nada adianta realizar várias ações que não vão gerar lucro para sua empresa.

Conte com a Mais Envios para ajudar nas vendas

Pensando em você e nos seus negócios, a Mais Envios, empresa especializada em gestão logística oferece serviços que atendem desde o pequeno até o grande lojista. Nossos serviços são de grande valia, também, para e-commerce de livros.

Andreia Sales Batista ressalta que a Mais Envios ajuda “centralizando o envio, ganhamos em agilidade a um custo mais interessante e temos um suporte a contento”.

Além disso, a Mais Envios também oferece os serviços de:

  • Coleta gratuita;
  • Gerador de etiquetas;
  • Integração de pedidos;
  • Desembaraço de cargas;
  • Logística reversa.

Não deixe que seu e-commerce de livros perca essa onda de datas que prometem movimentar o comércio. Entre em contato conosco e foque no crescimento da sua loja.

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