Veja quais são os benefícios do ship from store para lojas físicas e online
benefícios do ship from store

Descubra os benefícios do ship from store e se renda a essa inovação

O ship from store (SFS), termo que significa envio direto da loja, tem se popularizado entre lojistas. No lugar da empresa ter um único centro de distribuição, ela opta por utilizar as suas lojas para ter estoques espalhados e integrados em diferentes locais. 

Portanto, o SFS é considerado um sistema de gestão inteligente, voltado para o varejo, que gera vantagens para clientes, comerciantes e até para o meio ambiente!

Quer conhecer mais sobre essa estratégia e entender o que é SFS? Então acompanhe o artigo para saber quais são os benefícios do ship from store e descobrir se ele é adequado para o seu negócio.

Benefícios do ship from store

O conceito de fazer com que varejistas tenham múltiplos centros de distribuição integrados tornou-se uma estratégia poderosa de negócio.

A adesão a essa proposta de gestão oferece inúmeras vantagens, tanto para os consumidores quanto para as lojas, tornando a empresa mais competitiva no mercado.

Confira os principais benefícios do ship from store:

Economia no frete

Ter um estoque mais próximo ao cliente pode gerar uma economia no frete em até 50%. O desconto é possível, pois com a gestão inteligente é selecionado o hub com o produto que estiver mais perto do endereço do comprador. Assim, pode-se reduzir os custos na entrega.

Agilidade na entrega

Conseguir enviar uma mercadoria a partir do estoque mais próximo do cliente resulta na redução do prazo de entrega. Isso faz com que a chegada das compras se torne até três vezes mais rápida do que comparada à entrega a partir de um centro de distribuição convencional.

Diminuição na taxa de abandono de carrinho

Segundo pesquisa da SalesCycle, mais da metade dos usuários de e-commerce desistem de compras em razão de custos extras altos, como o frete, por exemplo.

Esse dado revela o principal motivo de abandono de carrinho, já que, algumas vezes, o frete fica mais caro do que o próprio produto a ser adquirido.

Portanto, ter um estoque mais próximo do cliente proporciona, imediatamente, fretes mais econômicos e menores taxas de abandono de carrinho. 

Aumento das vendas

Com um frete mais barato, o valor que seria investido na entrega do produto pode ser utilizado para a compra de mais itens.

Desta forma, é possível aumentar as vendas, assim como o ticket médio dos consumidores.

Satisfação do cliente

A operação ship from store pode oferecer justamente as questões que o cliente mais preza: frete mais barato e rapidez na entrega.

Além disso, diminuindo a distância entre o estoque e o cliente, gera-se mais segurança para os produtos, evitando possíveis avarias que podem ocorrer no trajeto. Com todas essas vantagens, a satisfação do cliente só tende a aumentar.  

Redução da emissão de CO₂

Entre os benefícios do ship from store, há também as vantagens indiretas, como a redução da poluição do ar. Isso porque com o ship from store são evitados longos trajetos para a mercadoria chegar até o cliente.

Na maioria das vezes, o produto sairá de locais mais próximos do comprador, evitando, assim, uma maior quantidade de emissão de dióxido de carbono (CO₂) no meio ambiente causada pelo transporte.

Os novos hubs

Quando um lojista opta pela estratégia ship from store, ele transforma suas lojas em hubs logísticos, onde o cliente compra na loja virtual e o item sai da loja física.

Desta forma, cada ponto pode se integrar e servir como múltiplos centros de distribuição, separação e estocagem de produtos.

Ou seja, as mercadorias ficam em locais estratégicos que servem de pontos de coleta.  Assim, utiliza-se do conceito omnichannel na logística, uma vez que as compras podem ser feitas por diferentes canais. 

Conduzindo a operação desta forma, o consumidor tem acesso a uma maior variedade de produtos. Portanto, o lojista consegue evitar a decepção do cliente em relação em não encontrar itens de cores ou tamanho específicos, já que o sistema de estoque das lojas fica integrado.

Por que investir no ship from store?

Mesmo com o fim da pandemia, a expectativa é que não haja queda nas vendas online.

Essa conquista do e-commerce gera, contudo, uma necessidade de adequação da estrutura de acordo com o conceito omnichannel, o qual já vinha sendo implementado no varejo, porém, de uma forma mais comedida.

Além dos múltiplos canais, há também uma disputa entre as empresas para ver quem oferecerá a entrega mais rápida e econômica para o cliente. Para o consumidor, esses são fatores decisivos na hora da compra.

A disponibilidade de itens no estoque também é outra questão levada em conta pelos clientes. E a falta de mercadorias é algo que pode ser facilmente solucionado implantando a operação SFS.

Com os inúmeros benefícios do ship from store, o modelo sai do patamar de tendência para se tornar uma necessidade de empresas que trabalham em rede.

Portanto, se a sua empresa possui lojas físicas em diferentes pontos do Brasil, a operação ship from store é uma excelente estratégia para o seu negócio.

As operações das Lojas Americanas, C&A e Magazine Luiza são exemplos de sucesso de como essa mudança foi crucial para atender as necessidades dos clientes e aumentar a receita em plena pandemia. Graças à adequação desse modelo, essas empresas se mantiveram no top of mind do segmento do varejo.

A OmniEnvios, empresa do grupo +Envios, oferece toda a gestão estratégia logística ship from store, trazendo soluções para antigos problemas. Entre em contato para conhecer mais sobre os cases e se certificar de como ter múltiplos centros de distribuição podem ser positivos para o seu negócio.

Se quiser saber mais sobre omnichannel e a integração dos canais de venda para oferecer uma experiência única ao seu cliente, faça aqui o download gratuito do e-book

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

CADASTRE-SE
PARA RECEBER
MAIS INFORMAÇÕES

Conheça a modalidade de estoque descentralizado que traz vantagens para empresas e clientes Scroll Up

Fale conosco