Abandono de carrinho: saiba como contornar esse problema

Um dos grandes dramas na vida do lojista que vende ativamente por e-commerce é o abandono de carrinho. Essa ação é quando o cliente seleciona produtos na sacola de compras, mas por alguma razão desiste de concretizar a compra.

Segundo dados da SaleCycle de 2018, a taxa média mundial de abandono de carrinho está em torno de 79%. As companhias aéreas possuem o maior percentual de abandono (87,87%) e o setor de moda possui o menor (74,13%). Números altos.

De acordo com um estudo mais recente da Barilliance, de 2020, a taxa média mundial de abandono de carrinho estava em cerca de 77,73%. Em relação a 2018 reduziu, mas ainda é um número bem alto.

Vale destacar que esse é um desafio que grande parte dos lojistas enfrentam. Por isso, a busca por uma solução efetiva é coletiva.

Quer saber mais sobre os motivos que levam os consumidores a desistir das compras? E quer saber como contornar essa situação? Então siga neste artigo para obter insights que podem melhorar suas vendas.

Principais razões do abandono de carrinho

Cada e-commerce e cada segmento possui suas especificidades. Por isso, os motivos pelos quais os usuários desistem das compras podem variar.

No entanto, de acordo com as pesquisas e com a vivência diária na prática de lojas virtuais, algumas razões se assemelham em todos os segmentos. Algumas dessas razões para abandono de carrinho são:

Formas de pagamento limitadas

Esse é um problema que os e-commerces precisam superar de maneira acelerada. Assim como lojas físicas, que aceitam diversos tipos de pagamento, as lojas virtuais também precisam abrir um leque de possibilidades para os clientes. As opções são:

  • Cartão de crédito (de várias bandeiras, de preferência);
  • Débito online;
  • Boleto bancário;
  • Intermediadores como PayPal e PagSeguro;
  • Pix (pagamento instantâneo).

Demora na entrega

Quando o cliente percebe que o produto vai demorar para chegar, é bastante provável que aconteça o abandono de carrinho. É importante que você não meta os pés pelas mãos! Não informe um prazo menor do que você pode cumprir. Isso pode frustrar o cliente e tornar sua experiência tão ruim a ponto de perder um usuário.

Por isso, conte com uma empresa especializada em soluções logísticas que possui parceria com Correios e outras transportadoras para que o produto chegue o mais rápido possível.

Usabilidade longa e complicada

Uma boa jornada de compra inclui uma usabilidade ágil e prática no e-commerce. Se não houver isso, problemas podem surgir e espantar o internauta da sua loja virtual. Esses problemas geralmente são:

  • Checkout longo e que pede muitas informações;
  • Problemas técnicos no site;
  • Links que não funcionam.

Para solucionar essas questões, é importante ter um site otimizado, com boa navegabilidade e etapas de preenchimento intuitiva e sem muita enrolação. Com isso, o abandono de carrinho vai sofrer uma queda.

Problemas relacionados ao frete

Esse item ficou por último, mas na verdade ele pode ser considerado o maior causador de abandono de carrinho. Isso porque, tudo que se relaciona a frete pode perder ou conquistar um cliente.

Frete com preços exorbitantes ou exigência de preço mínimo no frete desanimam usuários de concretizar suas compras. Para resolver esse problema você tem algumas sugestões, como por exemplo:

  • Disponibilizar frete grátis para algumasregiões;
  • Oferecer frete grátis para pedidos acima de um determinado valor;
  • Teruma empresa de logística que ofereça os preços mais acessíveis para você e seu público.

No entanto, vale destacar que para as duas primeiras alternativas você precisa analisar e ver se compensa e se faz sentido para os seus negócios oferecer essas opções. De nada adianta oferecer frete grátis se gerar mais prejuízos do que lucros para seu e-commerce.

Tenha o ship from store como aliado contra o abandono de carrinho

Para quem ainda não conhece, o ship from store é um recurso que tem por objetivo integrar os estoques de lojas físicas e virtuais. Dessa forma, cada loja se torna um ponto de distribuição.

Com isso, os usuários têm duas possibilidades. A primeira é o cliente comprar online e receber em casa a mercadoria que sai de um local mais próximo (o que diminui o tempo de espera). A segunda possibilidade é o cliente retirar o produto na loja mais próxima de sua casa.

Entre os benefícios do ship from store estão:

  • Redução de custos;
  • Rapidez nas entregas;
  • Melhora no resultado de vendas.

Com tudo isso em vista, não há dúvidas que o ship from store pode ser um ótimo aliado no problema de abandono de carrinho.

Conte com a Mais Envios

Além do ship from store, a Mais Envios pode ajudar a solucionar o problema de abandono de carrinho. Entre seus serviços oferecidos estão:

  • Gerador de etiquetas;
  • Coleta gratuita;
  • Integração de pedidos;
  • Rastreamento de encomendas;
  • Desembaraço de cargas;
  • Logística reversa.

Não deixe que o abandono de carrinho e outros problemas de transporte atrapalhem suas vendas. Tenha o apoio de uma empresa especializada em soluções logística e foque no crescimento do seu e-commerce. Conte com a Mais Envios!

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